Os preços dos produtos comercializados pela internet no mês de julho tiveram deflação de 2,52%, a maior queda de preços registrada desde março, segundo o índice e-Flation, indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Canal Varejo. A principal queda no período foi registrada pela categoria telefonia, com deflação de 5,84%, seguida por eletroeletrônico, que registrou, também, seu maior declínio de preços do ano, com 5,16% de deflação.
Além dessas duas categorias, tiveram deflação as classes linha branca (2,37%), perfumaria (2,25%), viagem e turismo (1,74%), informática (1,13%) e produtos para casa, com 0,01%. O e-Flation também apontou inflação em julho. Foi o caso das categorias brinquedos (0,45%), livros (3,33%) e CDs e DVDs (5,37%), que apresenta sua maior alta do ano. A cesta composta apenas por automóveis continua os preços em alta, registrado inflação de 0,23% no período.
Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Programa de Administração do Varejo (Provar) da FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-Flation em 2007, nos últimos sete meses o índice contabiliza 3,34% de inflação.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de ?campeões de vendas?. A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que esses modelos são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.