A Caixa Econômica Federal anunciou que irá fornecer certificados digitais para prefeitos, secretários e demais gestores da área de ensino de todos os municípios do país. A iniciativa faz parte de um acordo com o Ministério da Educação (MEC), que planeja ampliar a comunicação eletrônica com representantes municipais ligados à educação por meio dos cartões com chip da Caixa, que dispõe de senhas especiais para o fornecimento de dados.
O MEC quer saber a freqüência dos alunos nas escolas para, com essa informação, distribuir verba da educação aos municípios, como prevê o Plano de Desenvolvimento da Educação. O certificado digital será usado para enviar e receber com segurança as informações da escola para as secretarias da educação e órgãos relacionados à área de ensino.
Nessa primeira etapa, os certificados serão fornecidos por intermédio das agências da Caixa aos gestores dos municípios do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Para atender a demanda das admistrações municipais em todo o país, a Caixa e o MEC estimam emitir 30 mil certificados digitais ao todo.
A Caixa foi a primeira instituição financeira do país a oferecer a seus clientes a certificação digital. A emissão dos certificados digitais também recebeu autorização do Instituto Nacional de tecnologia da Informação (ITI) para começar a emitir os certificados digitais na condicação de autoridade certificadora (AC) legalmente reconhecida.