Uma solução de mobilidade, que integra sistemas de videoconferência com dispositivos móveis, foi implantada pelo Grupo Andrade Gutierrez para solucionar dois grandes desafios.
Um deles é garantir a reunião dos seus executivos com seus pares de unidades da construtora instaladas em outras localidades sem a necessidade de deslocamentos e, outro, eliminar a perda de produtividade decorrente justamente das muitas e constantes viagens.
A iniciativa faz parte do programa de convergência tecnológica denominada Connect AG, idealizado pela construtora. A solução de mobilidade foi implantada pela PromonLogicalis.
O projeto de mobilidade, cuja primeira fase teve início em 2011, contempla o uso de tecnologia (software e hardware) da Cisco e a distribuição de iPads para cerca de 180 profissionais de alto escalão.
De acordo com Cibele Fonseca, CIO da Andrade Gutierrez, faz parte dos planos expandir a solução para outros profissionais da construtora.
"Resolvemos apostar em tecnologia para facilitar a comunicação e proporcionar mais mobilidade aos executivos. Hoje, é um dos nossos maiores projetos de TI", comenta.
A executiva diz que o projeto garantirá à construtora aumento da disponibilidade dos meios de comunicação, maior produtividade e redução dos custos.
Os principais benefícios esperados pela construtora são melhor aproveitamento do tempo e aumento da produtividade dos executivos, mais agilidade na tomada de decisão e redução dos custos com viagens.
"A expectativa é de que a economia possa chegar a 10% dos custos anuais com deslocamento", revela Cibele.
Segundo ela, o Connect AG 2.0 complementa uma iniciativa anterior, que consistia em uma plataforma de comunicação por chat, voz e vídeo sobre IP.
A onda de inovação promovida pelo programa de convergência tecnológica envolveu troca de todo o parque de telefonia para uso do ambiente IP e ampliação da capacidade de links.
Na avaliação de Julian Nakasone, diretor de soluções da PromonLogicalis, o novo ambiente virtual confere mais mobilidade aos profissionais da construtora, melhora a troca de informações e a tomada de decisões entre profissionais de diversas localidades, ao mesmo tempo em que reduz os custos de deslocamento.
"Essa solução de mobilidade permite o compartilhamento de dados de forma integrada, com total segurança e simplicidade de uso", afirma.