IBM e Sun se unem na área de servidores para atacar HP

0

A disputa feroz travada entre a HP e a IBM pela liderança do mercado mundial de servidores de redes por enquanto está empatada, com 29% de participação cada uma, segundo levantamento mais recente realizado pela IDC. Atrás das duas gigantes vem a Sun Microsystems e a Dell, ambas também empatadas, com 11% cada uma de participação no mercado.

O fato novo nessa batalha é a parceria firmada recentemente entre a IBM e a Sun para a inclusão do sistema operacional Solaris nos servidores da IBM, numa clara jogada desta para tentar derrotar a HP, já que o sistema tem grande aceitação no mercado corporativo.

Antes também arqui-rivais no mercado de computação, a IBM e a Sun agora têm planos de ampliar a parceria feita com o Solaris para um acordo de cooperação técnica visando o desenvolvimento de novas tecnologias de servidores, uma aliança que certamente vai colocar ainda mais pressão sobre a HP.

O acordo anunciado pelas duas fabricantes permitirá, entre outras coisas, que os clientes que usam o Solaris em servidores Sun possam executar o sistema operacional em máquinas IBM, sem ter de reescrever todos os programas.

Isso será possível com nos servidores da série ?x? da IBM, que também operam com sistemas operacionais Windows ou Linux. Eventualmente, a Big Blue espera trazer o Solaris para o mainframe, as tradicionais máquinas multitasking que foram as grandes geradoras de lucro da companhia por décadas. A IBM tem expandido os tipos de programas que podem funcionar em mainframes, para incentivar os clientes a consolidar múltiplos servidores nessas máquinas como um movimento de economia de custos.

De acordo com analistas de mercado, esses passos ameaçam fazer com que a Sun tenha de abrir mão de seus servidores a favor das máquinas IBM. Mas, segundo eles, a Sun pode ganhar com essa parceria aumentando o número de subscrições do Solaris e também obtendo receita com a prestação de serviços de manutenção a clientes que utilizarão o sistema em equipamentos IBM. De outro modo, a Sun também correria o risco de perder clientes para a IBM.

Esse arranjo também vai ao encontro da estratégia da Sun de expandir a sua atuação como fornecedora de software. Na semana passada, a Sun e o Google ampliaram a parceria, com este último passando a distribuir o pacote StarOffice da Sun, que reúne processador de texto, planilha eletrônica e outros programas de desktop.

Enfim, se a estratégia entre a IBM e Sun for bem-sucedida, a HP com certeza terá grandes dificuldades para enfrentar o poderio tecnológico das duas gigantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.