Brasil e Chile negociam sobre sistema brasileiro de TV digital

0

O governo brasileiro continua trabalhando para que o sistema nipo-brasileiro de TV digital seja adotado pela maioria dos países da América Latina. Nesta segunda-feira, 17, uma comitiva brasileira viajou para o Chile onde dará prosseguimento às negociações com autoridades locais para adoção do sistema brasileiro naquele país.
O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, deve se encontrar nesta quarta-feira, 18, com o subsecretário de telecomunicações do Chile, Pablo Bello Arellano. Eles vão discutir o documento técnico sobre o sistema nipo-brasileiro que foi entregue à presidente Michelle Bachelet há duas semanas, durante visita ao Brasil.
Na ocasião, a adoção do sistema brasileiro pelo Chile foi discutida em uma reunião entre a presidente Michelle Bachelet e a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil da Presidência da República. O assunto também foi abordado durante encontro ocorrido em março entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner,da Argentina.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, foi ao Chile em abril para debater com autoridades chilenas a possível adoção do ISDB-T pelo país vizinho. Anteriormente, em junho, o vice-ministro de Informática e Comunicações de Cuba, Alberto Rodriguez Arufe, esteve reunido com o ministro Hélio Costa. O governo cubano ainda não definiu qual padrão de TV digital irá adotar, mas já está realizando diversos testes, inclusive com o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (ISDB-T).
Recentemente, o secretário Roberto Pinto Martins também se reuniu com o presidente boliviano, Evo Morales, em La Paz, para divulgar o padrão nipo-brasileiro de televisão digital. Ele também esteve em Quito, no Equador, para tratar do assunto. O Peru foi o primeiro país sul-americano a adotar o ISDB-T.
Também integram a comitiva brasileira na viagem ao Chile o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, e o secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.