A Internet está mudando os comportamentos das pessoas e continua a ganhar importância. Atualmente, os consumidores fazem quase tudo on-line: compram livros, roupas, alimentos, até mesmo carros, buscam por produtos e informações, fazem novos amigos, leem as notícias, planejam o destino de suas próximas férias, acompanham suas finanças pessoais e se entregam a entretenimentos on-line. As empresas no mundo todo sabem disso e brigam pela atenção on-line desses consumidores. É por esse motivo que a classificação de busca é de importância vital. A classificação de busca é a colocação orgânica de seu site em mecanismos de busca como Google, Yahoo ou MSN.
Mas saber melhorar a classificação de busca é um desafio para a maioria dos proprietários de web sites. Você sabia que algumas poucas medidas simples podem melhorar significativamente o posicionamento da sua empresa nos resultados de busca? Aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:
1.Evite utilizar textos ou links ocultos – Cada uma das páginas de seu web site deve ser acessada por pelo menos um link de texto estático: os rastreadores não reconhecem textos incorporados em imagens;
2.Faça uma lista com os textos de busca dos usuários – Investigue e pesquise quais são os termos que os visitantes usariam para procurar informações e produtos que correspondam à oferta de seu negócio e assegure-se de que todas essas palavras-chave apareçam em seu web site;
3.Crie um web site com visual agradável – Construa um web site útil e atraente, com conteúdo claro e atualizado que atraia visitantes para o seu web site em primeiro lugar. Reveja a estrutura, veja se o mapa de seu site faz sentido e guie os visitantes com um processo lógico e seqüencial;
4.Implemente a otimização fora da página – Este é o processo de construção de links para seu web site a partir de web sites de terceiros. Uma forma de implementá-lo é por meio da ativação de links em portais importantes. A indexação a partir desses portais ajudará a alavancar sua classificação em buscas on-line.
5.Pense nos visitantes – construa seu web site para os visitantes. Não o modifique pensando somente em função dos mecanismos de busca. Planeje quais mensagens-chave você deseja comunicar e faça com que seus visitantes encontrem-nas diretamente.
6.Construa um plano de SEO – Concentre-se em um plano de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) para o seu web site. Siga esse plano fielmente, acompanhe-o e aprimore-o. Quando tiver atingido o resultado desejado, implemente um plano de manutenção, de forma que você garanta que manterá aquela posição na classificação de busca.
7.Incorpore frases-chave — Assim que tiver adquirido experiência, comece a converter as palavras-chave em frases-chave. Os usuários estão se tornando mais experientes em buscas on-line, e também estão procurando por frases inteiras ao invés de palavras isoladas.
Antes de efetuar todas as alterações em seu web site, questione-se: "Eu faria isso se os mecanismos de busca não existissem?" Essa pergunta é indispensável para preservar a qualidade de seu web site. Esteja atento às palavras-chave e selecione aquelas que realmente coincidam com sua empresa ou seu negócio. Dessa forma, você não só atrairá os mecanismos de busca, mas também o público, que é o motivo principal da existência de seu negócio.
Michelle Pessoa Machado, gerente de Marketing e Comunicações da VeriSign para a América Latina.