A Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta segunda-feira, 17, que sua loja de aplicativos para smartphones, a BlackBerry App World, já está funcionando no Brasil, Argentina, Chile, México e na Venezuela. A empresa ainda pretende se expandir para outros países da América Latina.
O lançamento representa um passo importante para a RIM conquistar o mercado latino-americano, principalmente o brasileiro, já que a suas principais rivais Nokia e Apple já possuem disponíveis suas lojas de aplicativos no país.
A BlackBerry App World ainda não pode ser acessada em português, apenas em inglês ou espanhol. A RIM pretende lançar a interface em português ainda neste ano.
Atualmente a loja de aplicativos da RIM conta com cerca de 2,5 mil aplicações, somando as pagas e as gratuitas, para download em todo o mundo. Inicialmente, as lojas da América Latina, incluindo o Brasil, terão acesso apenas às aplicações gratuitas.
Segundo a empresa, ainda falta a definição de alguns ajustes regulatórios e um modelo de negócios para as aplicações pagas estarem disponíveis. Diversas alternativas estão sendo analisada, desde a parceria com operadoras de cartão de crédito ou até mesmo o débito na fatura do telefone.
- Expansão territorial