RJ investe R$ 3 milhões na primeira fase de projeto de internet gratuita

0

O programa de instalação de internet sem fio gratuita a ser realizado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, receberá investimentos de R$ 3 milhões na primeira etapa, com a meta de contemplar 1,4 milhões de pessoas.
Nesta primeiro momento, o projeto, batizado de Baixada Digital e realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio (Sect/RJ), englobará os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis. Depois, o programa será levado a toda a Baixada Fluminense. Até o fim do ano, o programa deve chegar à avenida Brasil e comunidades adjacentes, beneficiando mais cerca de 500 mil pessoas. As prefeituras são responsáveis pela energia elétrica.
"O projeto só foi possível porque o governador [do Rio de Janeiro] Sérgio Cabral vem cumprindo o repasse de 2% da receita tributária líquida para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Os recursos mais do que dobraram nos últimos anos", ressaltou o secretário Alexandre Cardoso.
De responsabilidade técnica da UFF, o programa da Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º e parte do 2º Distrito de Caxias, além de parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, e da totalidade de São João de Meriti.
A instalação das antenas de transmissão já começou. A previsão é que todas estejam instaladas até 28 de setembro, quando o sinal de internet deve estar funcionando na região. Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um modem sem fio para se conectar.
Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais. Entre elas, praça do Pacificador, avenidas Presidente Kennedy, Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; além da praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.
"É um projeto que não se trata só de inclusão digital, mas também de inclusão educacional e social, porque, hoje, a informação é muito importante em todas as áreas.", destacou o reitor da UFF, Roberto Salles.
Com a inauguração do programa na Baixada Fluminense, quase 2 milhões de pessoas no estado terão acesso a internet sem fio gratuita. As orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, o morro Santa Marta e a cidade de Deus também já contam com a rede. Além disso, o funcionamento na cidade de Deus e no morro Santa Marta está a cargo da PUC, enquanto que a rede da orla da Zona Sul é administrada pela Coppe-UFRJ (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.