Cloud computing estará na maioria das empresas até 2012, diz estudo

0

A adoção de computação em nuvem (cloud computng) já está na agenda de grande parte dos CIOs brasileiros e a penetração dessa tecnologia no país, que atualmente é de 50%, deve saltar para 85% até o fim de 2012, de acordo com análise da Frost & Sullivan, empresa de consultoria e pesquisa de mercado.
O estudo aponta que o modelo com maior índice de uso atualmente dentro das empresas é o de nuvens privadas, presente em mais de 70% delas, considerando aquelas que já realizaram investimentos em arquitetura de computação em nuvem.
Entre os principais impulsionadores da adoção de cloud computing pelas empresas, a consultoria cita a redução de custos, flexibilidade operacional e continuidade dos negócios. O estudo avalia, entretanto, que ainda há inúmeras barreiras para a adoção da tecnologia no Brasil, sendo que a segurança a mais relevante, mencionada por 70% das empresas.
Outros obstáculos são a falta de conhecimento sobre o tema e atual cultura corporativa de TI. "Apenas 10% das empresas entrevistadas afirmaram possuir um excelente conhecimento sobre cloud computing. Este pequeno percentual demonstra a falta de informação sobre as vantagens e ofertas dessa tecanologia", comenta o analista de pesquisas da Frost & Sullivan, Fernando Belfort.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.