As vendas de smartphones com o sistema operacional Android, do Google, devem superar a casa dos 55 milhões de unidades neste ano, o que representará um crescimento de mais de seis vezes em relação ao volume comercializado em 2009, de acordo com projeção da Digitimes Research.
Somente no primeiro semestre deste ano, o sistema operacional para celulares ampliou a participação de mercado para 13,8%, contra 9% no ano passado. Para esta segunda metade do ano, a expectativa é que o Android esteja presente em 24,5% dos smartphones. Se isso se confirmar, o Google assumirá a segunda posição no ranking de sistemas operacionais para smartphones. Já a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, deve manter o mesmo patamar de vendas registrado nos primeiros seis meses do ano e encerrar o segundo semestre com market share de 15%, caindo para a quarta colocação.
A avaliação da Digitimes Research é que RIM será ultrapassada também pela Apple, cuja participação de mercado no ano é estimada em 15,6%. A consultoria estimativa que serão comercializados 280 milhões de celulares neste ano, um aumento de 20,3% em relação aos 178 milhões de aparelhos vendidos no ano passado.
- Handsets