Google nega pagamento para influenciar a mídia no caso contra Oracle

0

O Google negou nesta nesta sexta-feira, 17, o pagamento a qualquer autor, jornalista, comentarista ou blogueiro para informar ou comentar sobre os problemas da briga de patentes do Java que vem travando com a Oracle. Segundo a empresa, não houve qualquer valor repassado pela companhia ou assessores.

A declaração, divulgada pelo blog All Things Digital, foi dada devido ao pedido do juiz do caso, William Alsup, para que ambas as empresas revelassem sua influência na mídia, abrindo os nomes dos jornalistas e blogueiros que receberam benefícios, inclusive financeiros, para escrever sobre o a ação de maneira favorável a seus interesses.

Já a Oracle reiterou a consultoria do blogueiro Florian Mueller, do blog Patentes Foss, pago para noticiar o caso. Porém, tanto Mueller quanto a Oracle já haviam divulgado a existência do relacionamento. A empresa também mencionou um blogueiro corporativo da Oracle que fez menção ao caso enquanto ele estava em andamento.

Em nota de resposta ao gigante das buscas, a Oracle acusou o Google de manter uma rede de influenciadores diretos e indiretos. "Esta rede é extensa, incluindo advogados, lobistas, associações comerciais, acadêmicos e blogueiros, e seu foco se estende além de questões de propriedade intelectual para as questões de concorrência e antitruste”. O comunicado diz ainda que “a Oracle acredita que o Google trouxe esta extensa rede de influenciadores para ajudar na forma de percepção do público em relação às posições que ele estava defendendo ao longo deste julgamento ".

Ainda segundo o blog, a empresa citou Ed Black, presidente e CEO da Computer and Communications Industry Association, e Jonathan Band, autor do livro Interfaces on Trial 2.0, como referências de defensores do Google na mídia, apontados em algumas de suas apresentações no tribunal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.