Lenovo está próxima de superar HP no mercado de PCS

0

A Lenovo está bem perto de ultrapassar a HP como maior fabricante de PCs. Segundo dados da IDC, a chinesa possui 14,9% de participação de mercado global, contra 15,5% da norte-americana.

Ainda por cima, a fabricante compradora da unidade de produção da IBM viu seu lucro crescer 30% no último trimestre, sustentado pelo saudável mercado de PCs na China tanto da área corporativa, quanto de consumidor final. Mesmo assim não há motivos para euforia – foi o menor crescimento no índice nos últimos 18 meses.

As vendas na China mostram sinais de desaceleração, com sinais de estabilização após o ‘boom’ econômico do país. O CEO da Lenovo, Yang Yuanging, parece estar ciente dessa situação. “A macroeconomia da China mostrou incertezas devido ao controle do estado e exportações. Mas, em uma visão de longo prazo, estou muito otimista”, afirmou o executivo em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

Yang não pareceu muito preocupado com o ingresso da Microsoft na fabricação de hardware, com o tablet Surface. “Apesar de não gostarmos dessa ideia, para nós isso apenas soma mais um concorrente. Eles acreditam que podem fornecer o melhor hardware do mundo, mas quem pode mesmo é a Lenovo”, explicou o CEO. O comentário sobre o caso vai ao encontro do alerta feito pelo presidente da arquirrival Acer, que revelou detalhes da negociação com a Microsoft sobre a entrada no novo mercado.

As vendas da Lenovo cresceram 35% no último trimestre. Em um mercado com margens cada vez menores e fraca elevação, especialmente em países mais desenvolvidos, a Lenovo ainda acumula aumento de market share graças aos preços agressivos e aquisições internacionais. A compra da Medion Computers, na Alemanha, é um exemplo – realizada no ano passado, faz parte da estratégia de consolidar sua posição na Europa e, assim, não depender tanto da China e mercados emergentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.