Ser um parceiro na transformação digital das empresas é a proposta que a CGI está enfatizando no mercado, baseado em 4 pilares principais – gerenciamento de infraestrutura, gerenciamento de aplicações, integração de sistemas e BPO – Business Process Management. A informação é de José Carlos Gonçalves, vice-presidente sênior das operações do Sul da Europa e América do Sul, acrescentando ainda que a empresa está capacitada a realizar a orquestração e gestão de todos esses sistemas, inclusive de soluções híbridas, incluindo a consultoria de governança.
Apesar de atender grandes empresas de todas as atividades, ela tem foco nas áreas de serviços financeiros, energia, utilities, indústria, oil & gas, telecomunicações e mídia, onde atua com uma equipe com aproximadamente 68 mil profissionais em 40 países e mais de 400 escritórios. ''Na área de energia, por exemplo, a empresa faz gerenciamento de 6 mil turbinas eólicas da EDP Renováveis, em várias cidades e países diferentes, incluindo o Brasil'', ressalta o executivo.
Além disso, conta com Security Operations Center, que monitora 24×7, inclusive no Brasil, todas as atividades envolvendo cibersegurança em todo mundo, o que proporciona aos clientes um nível de proteção superior. ''O Governo Federal dos Estados Unidos é nosso cliente'', exemplifica o executivo, para ressaltar o nível de serviço desse centro. Outra especialidade é de GIS – Geographical Information Systems, solução muito utilizada pelas empresas de infraestrutura que desenvolvem redes de eletricidade, de comunicações, de dutos de combustível, etc.
''Também temos a oferta de serviços em nuvem, construída sobre estrutura de governança de TI, focada na necessidade do cliente, que proporciona economias previsíveis e sustentáveis, reduzindo o custo total de propriedade em até 50%'', diz Gonçalves.
Além disso, tem uma equipe que oferece soluções end-to-end de mobilidade empresarial, que inclui um conjunto de estratégia móvel, plataforma, aplicativos, gerenciamento da operação em curso e evolução do ambiente móvel. ''Nossas soluções permitem aos clientes alcançar mais clientes e fornecer uma experiência superior ao cliente, bem como aumentar significativamente a produtividade de seus funcionários e operações da empresa'', acrescenta.
Com mais de 4.000 profissionais dedicados à inteligência de negócios e gerenciamento de informações, tem uma gama de serviços envolvendo big data, soluções que usam a ferramenta Data2Diamonds para simplificar o gerenciamento de dados e percepção do valor de analytics.
Application Management
No Brasil, a CGI reúne cerca de 500 profissionais, e aposta em uma nova proposta ao mercado corporativo focada na solução de APMF – Application Portfolio Management Framework, que possibilita uma abordagem abrangente para o gerenciamento de ativos de aplicação de uma organização. ''Combinamos uma metodologia comprovada e um conjunto de ferramentas de software para ajudar as organizações a gerenciar corretamente e transformar os seus portfólios de aplicativos'', ressalta Edson Leite, líder da Unidade de Negócios da CGI no Brasil.
Ele explica que a CGI está disposta a reduzir o valor inicial do contrato, conquanto o mesmo seja de longo prazo. ''A capacidade das nossas equipes para entregar valor aos clientes é o resultado da implementação disciplinada da CGI Management Foundation, que supervisiona a qualidade em todas as nossas operações, medindo de forma contínua a nossa capacidade de garantir o sucesso do cliente'', garante.