A rede varejista GPA, que reúne redes como Pão de Açúcar, e Mercado Extra, finalizou seu projeto de migração para a nuvem do SAP S/4HANA por meio da oferta RISE with SAP, utilizando infraestrutura cloud do Google.
Com a migração, a companhia ganhou em agilidade e na facilidade na manutenção ao abandonar uma licença permanente e migrar para um modelo de assinatura Software as a Service (SaaS), num único contrato RISE. Além disso, graças ao software, a gestão ganhou novas funcionalidades e melhorias, indo ao encontro dos desejos do varejista de trazer mais rapidez ao negócio.
O projeto foi desafiador devido ao modelo de negócios multiformato e multicanal do GPA, envolvendo um backoffice para 730 lojas físicas e e-commerce; pelo tamanho da base de dados, de 6TB; e pelo prazo desejado – cerca de seis meses. Foram aproximadamente 150 pessoas envolvidas direta e indiretamente no projeto.
Com um plano sólido, ação ágil e uma equipe integrada, a operação teve um baixo número de ocorrências e grande sucesso da implementação: "Acompanhamos o andamento com um número baixo de chamados, praticamente sem impactos nas operações de lojas e centros de distribuição da companhia. Esse trabalho não teria sido possível sem a participação do time SAP, que nos ajudou a superar os desafios técnicos do projeto", comenta Robledo Castro, diretor de TI do GPA.
Além de RISE with SAP, o GPA é cliente de outras soluções SAP SuccessFactors, que ajuda a otimizar a gestão da experiência humana, e SAP ARIBA que faz a gestão do processo de compras. Desta forma, a companhia pode estar em um ecossistema gerido pela SAP, trazendo maior segurança, sinergia com as diferentes ferramentas, rapidez nos processos, redução de custos e inovação inteligente.
"A migração para uma solução de nuvem SAP facilita as operações em vários aspectos: no acesso aos dados por meio de dispositivos móveis; na agilidade em geração de relatórios e análises e na integração e novas funcionalidades para várias áreas da empresa. Temos muito orgulho de contribuir para que os nossos clientes consigam maximizar o seu potencial de crescimento de forma sustentável com a tecnologia mais avançada do mercado", diz Fernando Santana, vice-presidente de Indústrias da SAP Brasil.