A Câmara e o Senado discutem nesta semana o uso das novas tecnologias de comunicação e a adoção de políticas para assegurar que elas estejam a serviço do desenvolvimento econômico e social do país e da distribuição de renda. A "Conferência Nacional Preparatória de Comunicações: Uma Nova Política para a Convergência Tecnológica e o Futuro das Comunicações" na noite desta segunda-feira (17/9), na Câmara dos Deputados, e vai até quarta-feira (19/9).
O encontro, que reunirá representantes do setor público, do mercado e da sociedade, além de autoridades estrangeiras, vai tratar de temas relacionados a infra-estrutura e serviços de telecomunicações, rádio e TV digital, telefonia fixa e móvel, internet, gestão de redes, fusões de empresas, produção de conteúdo, tecnologias sem fio e radiofreqüência, além da inclusão digital. Os trabalhos apresentados no seminário serão consolidados em uma publicação, que será utilizada futuramente na definição de uma legislação e uma política pública, baseada na convergência dos diferentes meios de comunicação.
O conselheiro da Anatel, Pedro Jaime Ziller, falará sobre evolução do processo de regulamentação e outorga de recursos escassos, e sobre as telefonias de terceira geração (3G) e WiMAX no painel "Políticas paras os novos serviços e a competitividade nas telecomunicações". A programação completa e a página de inscrições para o evento estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados (www2.camara.gov.br/internet/eve/conferencia)
A conferência é promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara; e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado; pelo Ministério das Comunicações; e pela Anatel.