Manaus implanta rede óptica metropolitana para educação e pesquisa

0

O Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo do estado do Amazonas inauguram na quarta-feira (19/9), em Manaus, a nova rede óptica metropolitana para pesquisa e educação, a Metromao. O projeto é parte da Rede de Educação e Pesquisa do Amazonas (Repam), que visa a interligar as instituições de ensino e pesquisa de todo o estado, utilizando diversas tecnologias de comunicação de dados.

A Metromao foi implantada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com instituições acadêmicas e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas. Foram investidos R$ 1,4 milhão pelo MCT, com recursos da Finep, e mais R$ 1,2 milhão pelo governo do Amazonas em toda a Repam. A nova rede também é resultado da iniciativa Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep), que tem como objetivo implantar em todo o país redes metropolitanas baseadas em tecnologias ópticas para ampliar a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê da RNP.

Com 61 quilômetros de extensão, a Metromao conecta 15 instituições acadêmicas, unidades da Prefeitura e do governo do estado e a empresa distribuidora de energia Manaus Energia. A rede visa facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos e a integração entre universidades, unidades de pesquisa e laboratórios de diversas empresas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

A Metromao/Repam, segundo o MCT, possibilitará, ainda, a ampliação do monitoramento e vigilância do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para o interior do estado. A rede vai beneficiar também o Projeto Experimento de Larga Escala na Biosfera-Atmosfera na Amazônia (Projeto LBA), cuja instituição líder é o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O LBA é o maior projeto de cooperação científica internacional já criado, com a meta de estudar as interações entre a Floresta Amazônica e as condições atmosféricas e climáticas em escala regional e mundial. Na área de saúde, a Metromao propiciará a criação de um pólo de telemedicina no Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Ufam, que já integra a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), outra frente de atuação da RNP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.