O município de Manaus (AM) terá uma rede óptica metropolitana para pesquisa e educação, a Metromao. A inauguração acontece dia 19 de setembro, e trata-se da parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Governo do Estado do Amazonas.
A Metromao é parte de uma iniciativa mais ampla do Estado do Amazonas, a Rede de Educação e Pesquisa do Amazonas – Repam, que visa conectar em rede 15 instituições de ensino e pesquisa de todo o Estado, utilizando diversas tecnologias de comunicação de dados. A rede óptica foi implantada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com instituições acadêmicas e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.
O objetivo é facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos e a integração entre universidades, unidades de pesquisa e laboratórios de diversas empresas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), promovendo a troca de informações que exijam grande capacidade de banda. Instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.
Foram investidos R$ 1,4 milhão pelo MCT com recursos da Finep e mais R$ 1,2 milhão pelo governo do Amazonas em toda a Repam. A Metromao é fruto da iniciativa das Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep) da RNP, que têm como objetivo implantar em todo o país redes metropolitanas baseadas em tecnologias ópticas, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê da RNP.