Manaus terá rede óptica metropolitana para educação e pesquisa

0

O município de Manaus (AM) terá uma rede óptica metropolitana para pesquisa e educação, a Metromao. A inauguração acontece dia 19 de setembro, e trata-se da parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Governo do Estado do Amazonas.

A Metromao é parte de uma iniciativa mais ampla do Estado do Amazonas, a Rede de Educação e Pesquisa do Amazonas – Repam, que visa conectar em rede 15 instituições de ensino e pesquisa de todo o Estado, utilizando diversas tecnologias de comunicação de dados. A rede óptica foi implantada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com instituições acadêmicas e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.

O objetivo é facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos e a integração entre universidades, unidades de pesquisa e laboratórios de diversas empresas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), promovendo a troca de informações que exijam grande capacidade de banda. Instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

Foram investidos R$ 1,4 milhão pelo MCT com recursos da Finep e mais R$ 1,2 milhão pelo governo do Amazonas em toda a Repam. A Metromao é fruto da iniciativa das Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa (Redecomep) da RNP, que têm como objetivo implantar em todo o país redes metropolitanas baseadas em tecnologias ópticas, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões da comunidade acadêmica à rede Ipê da RNP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.