O Mercado Livre, portal de comércio eletrônico que atua no Brasil e em mais 11 países da América Latina, divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre e do primeiro semestre. A receita líquida consolidada da companhia entre abril e junho totalizou US$ 18,97 milhões, o que representou um crescimento de 53,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A receita no período com o comércio eletrônico entre empresas (B2B) cresceu 49,1%, saltando de US$ 10,79 milhões, obtidos no trimestre anterior, para US$ 16,09 milhões. Já a receita com pagamentos online contabilizou US$ 2,89 milhões, um aumento de 81,5% na comparação com o registrado entre janeiro e março, que foi de US$ 1,59 milhão.
Já o lucro bruto da empresa no período cresceu 55,2%, de US$ 9,6 milhões no trimestre anterior para US$ 14,9 milhões, o que representou um incremento da margem lucro de 78,5%. Essa expansão é atribuída principalmente a taxa de crescimento do segmento de pagamentos online, embora ele ainda tenha ficado abaixo do desempenho do e-commerce. O lucro operacional do Mercado Livre aumentou 229,1%, para US$ 4,73 milhões, representando 24,9% de margem operacional.
No consolidado do semestre, a receita teve aumento de 51,4%, saltando de US$ 23,4 milhões para US$ 35,4 milhões. O lucro bruto teve alta de 53,6%, passando de US$ 18,1 milhões registrados no semestre anterior para US$ 27,8 milhões. O lucro operacional teve incremento de 243,9%, ou seja, saltou de US$ 2,2 milhões no mesmo período do ano passado para US$ 7,7 milhões.
O lucro líquido do Mercado Livre nos primeiros seis meses do ano foi de US$ 1,6 milhão, contra uma perda de US$ 810 mil em igual período de 2006. O caixa líquido proveniente de atividades operacionais no semestre foi de US$ 5,39 milhões, 210,1% acima do obtido entre janeiro e junho do ano passado, que foi de US$ 1,74 milhão.