A Amazon.com licenciou a Nokia Location Platform, plataforma para serviços de geolocalização e geotaggeamento em mapas da fabricante finlandesa. O objetivo é utilizar os dados de localização nos aplicativos para os tablets Kindle Fire.
Em nota enviada ao The Next Web, o porta-voz da Nokia, Sebastian Kurme, confirmou a parceria. Segundo ele, a Nokia Location Platform provê mapas para quase 200 países. Entre os atuais clientes do serviço estão o Yahoo e o Bing, da Microsoft.
“A decisão da Amazon ao escolher nossa plataforma é uma prova de que nossa competência nessa área é um diferenciador chave para outros agentes da indústria oferecerem experiência diferenciada a consumidores”, diz o comunicado de Kurme. Nesta segunda-feira, 17, a Amazon anunciou no blog para desenvolvedores móveis a abertura da API (interface de programação de aplicativos) de mapas como parte do pacote Mobile App SDK que, assim como o equivalente do Google Maps, permite a terceiros integrar funcionalidades de mapas a qualquer app para o tablet Kindle.
Dessa maneira, a Amazon se posiciona claramente oposta ao Google em tecnologias de geolocalização.