Pesquisa mostra que usabilidade é fator chave em software de monitoramento de rede

0

Uma pesquisa realizada recentemente pela Paessler com aproximadamente 800 clientes constatou que instalação rápida, operação fácil e alta qualidade a um preço justo vale muito a pena quando o assunto é monitoramento de rede. Com um questionário detalhado, o estudo mostra que a facilidade de uso e a economia de tempo no gerenciamento de rede são os assuntos de maior interesse por parte dos entrevistados.

Para tornar o software PRTG mais fácil de usar, a Paessler mantém contato próximo com seus clientes e tem trabalhado muito para otimizar este fator durante os últimos dois anos, por isso a solução de monitoramento pode ser utilizada mais facilmente do que antes. Para alcançar este padrão, especialistas incluem as necessidades e os problemas cotidianos dos gestores de rede no desenvolvimento. Administradores mantêm contato com a Paessler através da comunidade PRTG não só para relatar problemas, mas também com sugestões de ideias e propostas. Desta forma, o PRTG tem se destacado entre os usuários.

Facilidade de uso que convence

As últimas pesquisas mostram que os esforços da Paessler já estão dando frutos. Noventa e seis por cento dos entrevistados avaliou o fator usabilidade como uma importante vantagem do PRTG. Outros benefícios apontados pelos clientes são a possibilidade de economizar tempo em termos de gerenciamento de rede (94,5%) e o baixo tempo de instalação (86,1%).

Estes fatores estão também relacionados à segurança e à minimização de risco, por exemplo, as operações simplificadas para reduzir potenciais fontes de erro. Monitoramento de rede já faz parte do conceito de segurança em TI para muitas companhias. No estudo da Paessler, 81,8% (um acréscimo de 5,6 pontos percentuais) dos entrevistados classificaram o apoio do PRTG ao seu método de segurança como uma vantagem significante.

Mantenha uma visão geral ao monitorar ambientes heterogêneos

Atualmente, mais de 130 tipos de sensores pré-configurados do PRTG fornecem um fácil e centralizado monitoramento de sistemas múltiplos, em uma infraestrutura de TI heterogênea. Para todos os componentes, o sensor adequado pode facilmente ser selecionado pela pesquisa de rede automática ou manualmente com o 3-Click Wizard.
Dos sensores usados, o SNMP Traffic Sensor lidera com 95,6%, seguido pelo WMI Sensors (87,6%). A utilização do sensor Netflow tem crescido cerca de 4,8 pontos percentuais (45,5% atuais). O PRTG tem sido uma importante ferramenta para o monitoramento de ambientes virtuais há algum tempo. Isto está confirmado pelo aumento da utilização do software de monitoramento de servidor VMware (70,1% + 1 ponto percentual) e outros sistemas virtuais como o Microsoft Hyper-V e Xen (49% + 6 pontos percentuais).

Os usuários consideram o fácil ajuste na função alarme (93,4%) muito útil porque, com ele, o administrador é imediatamente informado via e-mail, SMS etc, sobre o mau funcionamento e limites excedidos. O monitoramento do tempo de atividade/inatividade (97,8%) é ainda a função mais importante do PRTG, segundo os usuários.
Monitorar a utilização da largura de banda mostra que o uso excessivo da Internet é a razão mais citada para a sobrecarga de capacidade (41,6%), assim como no ano anterior. Ao contrário do que ocorreu em 2011, quando a capacidade insuficiente de cabos de dados e dispositivos causou problemas, agora os erros de configuração (36,4%) e uso extensivo do Skype e sistemas de mensagens instantâneas (4,5%) é que se tornaram o ponto central.

Ajuda através da apresentação clara e apoio técnico

Acima de tudo, é a configuração simples que mais convence o cliente. Primeiro, o número de etapas necessárias para a instalação foi reduzida. Agora, o recém desenvolvido “Configuration Guru” torna isto ainda mais fácil. Sessenta e sete viírgula sete por cento (+2.1 pontos percentuais comparados ao último ano) avaliaram a autoconfiguração como um importante recurso.

Uma apresentação clara do status de rede usando gráficos, bibliotecas, lista top, mapas PRTG e geomapas auxiliam neste processo também. Isto ajuda administradores, apesar da complexa e um tanto desconexa infraestrutura, a acompanharem e estarem sempre atualizados sobre o que está acontecendo na rede. A flexibilidade para escolher entre cinco interfaces de usuários também é fundamental para gerentes de rede. Conselhos de especialistas disponíveis na ‘Base de Conhecimento’ e no ‘Blog da Paessler’ são percebidos como uma importante fonte de apoio. Isto resultou em 54,1% dos entrevistados dizendo que ainda não tiveram a necessidade de entrar em contato com a equipe de suporte técnico. Comparado a 2011, este número tem crescido e significa que os usuários têm gerenciado com PRTG o monitoramento, em grande parte do tempo, sem a ajuda do fabricante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.