Projeto global de crowdsourcing tenta criar "face humana" para o big data

    0

    Começa em 25 de setembro o The Human Face of Big Data, ação colaborativa, global e multiplataforma apresentada como "uma tentativa de criar uma face humana para os grandes dados (big data) e mostrar seu impacto social".

    Trata-se de projeto idealizado pelo fotógrafo Rick Smolan, CEO da Against All Odds Productions e criador da série de livros de fotografias "Um dia na vida", entre outros projetos globais de crowdsourcing.

    A iniciativa é independente e tem como patrocinador principal a fabricante EMC Corporation, além da CiscoVMwareTableau  e Originate.

    De acordo com a EMC, o projeto irá coletar, analisar, triangular e visualizar uma vasta quantidade de  dados em tempo real coletados por satélites e por bilhões de sensores, etiquetas RFID, câmeras habilitadas em GPS e smartphones espalhados ao redor do mundo.

    Os idealizadores da empreitada partem da premissa de que a visualização desses dados em tempo real permite à humanidade sentir, mensurar, entender e influenciar aspectos da sua própria existência, de uma forma sem precedentes.

    Para implementação do projeto, Smolan convida jornalistas, fotógrafos e público em geral para focar tópicos emergentes, como a crise da água, o efeito da internet na civilização ou como a humanidade descobre curas. Ao final, serão gerados livros ilustrados, especiais para televisão e aplicativos, além de exibições e impressões de mídia.

    "Quero desencadear uma conversa global sobre big data, seu potencial para ser usado de maneira sábia e o perigo se não tivermos cuidado", diz Smolan. Para ele, os grandes dados carregam potencial de consequências imprevistas.

    "Mas se formos cuidadosos e sensatos, em um futuro não muito distante esse novo conjunto de tecnologias pode ter um impacto sobre a humanidade tão grande como os da linguagem e da arte", diz ele.

    Além do site, os interessados podem acompanhar o projeto em sua páginas oficiais do Facebook e Twitter. Algumas de suas principais etapas estão descritas abaixo.

    25 de setembro: evento de oito dias "Mensure nosso Mundo", em que pessoas de todo o mundo são convidadas a compartilhar e comparar suas vidas em tempo real por meio de aplicativo para smartphone.
    2 de outubro: eventos "Missão de Controle" em Nova York, Londres e Singapura, com objetivo de analisar, virtualizar e interpretar os dados coletados pelos participantes ao redor do mundo.
    8 de novembro: eventos "Detetives de Dados" com vistas a engajar estudantes na descoberta do seu universo por meio de coleta e análise de dados, possibilitando  comparações de opiniões, pensamentos, preocupações e crenças a partir de visualizações de dados e gráficos.
    20 de novembro: apresentação de livro de fotografias, ensaios e infográficos.

    http://www.youtube.com/watch?v=LbVeGuSrn5w&feature=player

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.