Uso de sistema operacional de empresa chinesa abala parceria entre Google e Acer

1

Acordo firmado entre a Acer e o Alibaba para o desenvolvimento de um smartphone com sistema operacional da gigante chinesa de comércio eletrônicoda gerou desconforto com o Google. O site de buscas é o principal parceiro da Acer, que tem 90% de seu portfólio de produtos equipado com Android. O lançamento do aparelho, batizado de Aliyun, foi adiado na semana passada por tempo indeterminado.

Segundo o Google, o Aliyun é uma “versão não compatível” com o Android, "o que significa que a empresa se apoderou do código aberto do software e, com modificações, criou um ecossistema fechado próprio". Em nota, o Google afirma que a Acer e outros fabricantes que usam o sistema em seus dispositivos se "comprometeram a construir uma plataforma única e não equipar aparelhos não compatíveis". Ao mesmo tempo, segundo a companhia, elas estão livres para comercializar aparelhos com sistemas rivais, como o Windows 8, da Microsoft.

Em seu perfil no Google+, o líder da unidade de Android do Google, Andy Rubin, manifestou-se publicamente contrário à medida. "Ficamos surpresos ao ler que o líder estratégico do grupo Alibaba, Zeng Ming, queria 'desenvolver o Android da China', quando na realidade o sistema operacional Aliyun aparentemente deriva do Android", escreveu o executivo.

Em resposta, o vice-presidente de assuntos corporativos do Alibaba, John Spelich, negou ao The Wall Street Journal que o software tenha sido desenvolvido a partir do sistema rival e provocou o Google. "É irônico que uma companhia que fala sobre liberdade e abertura está exbindo um ecossistema fechado", disse o executivo. Segundo ele, o produto da empresa é feito com base no Linux, aberto, também base do Android.

O Alibaba, em nota, afirmou que o Google pressionou a Acer para encerrar a cooperação com o Android e outras tecnologias licenciadas caso o smartphone com a chinesa fosse lançado. Um executivo da Acer teria confirmado as preocupações do Google sobre o episódio. Procurado pelo jornal, o Google não quis comentar os resultados do episódio referentes à parceria com a Acer.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.