A Nokia anunciou que a operadora brasileira Oi concluiu a implementação do software Nokia Corteca para melhorar o gerenciamento de seus dispositivos de CPE para Wi-Fi utilizados nas residências de seus clientes. A implementação junto à Oi é a maior da América Latina e está preparada para gerenciar milhões de dispositivos de Wi-Fi.
Com a crescente necessidade de conexões mais velozes, provedores de redes fixas vêm entregando velocidades multigigabit nas residências, embora mais de 40% dos lares continue a relatar problemas de conectividade fixa. Operadoras vêm enfrentando desafios com as soluções atualmente disponíveis de Wi-Fi para uso doméstico, por conta de complexos processos de instalação, limitações na interoperabilidade, inconsistências na cobertura e lugares da residência em que o Wi-Fi não chega, fatores que acabam por prejudicar a experiência do cliente.
O software Nokia Corteca enfrenta tais desafios fornecendo melhor visibilidade sobre o que está acontecendo nas dependências do cliente e, mais ainda, disponibilizando ferramentas de acesso remoto para a melhoria do desempenho do Wi-Fi, juntamente com soluções de suporte ao cliente e com monitoramento proativo da nuvem e dos dispositivos de banda larga.
A Oi planeja usar o Nokia Corteca Cloud para gerenciar milhões de dispositivos conectados por Wi-Fi, inclusive para os casos de problemas de conectividade residencial, de modo a resolver, remotamente, o problema dos clientes, evitando a necessidade de envio de técnicos às residências.
Além de passar a poder oferecer novos serviços por meio do marketplace do Corteca Application, a Oi passará também a poder identificar e localizar ONTs da empresa que tenham sido furtadas e instaladas em redes de receptadores.