O projeto de unificação dos softwares que assumiu através de aquisições de empresas anunciado pela Oracle em 2005, batizado de ?Oracle Fusion Architecture?, deverá atrasar novamente, segundo informou nesta quarta-feira (17/6) o jornal britânico Financial Times. A razão do novo adiamento é a notícia de que o executivo responsável pelo projeto, John Wookey, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Aplicativos da Oracle, estaria deixando a empresa.
Há dois anos, Wookey foi designado para executar o projeto Fusion, o que o colocou em uma dos mais altas posições na empresa, após a compra da PeopleSoft, Siebel e outras pequenas empresas pela Oracle. Ao unificar os aplicativos dessas empresas e criar a integração entre os diversos produtos em uma única base de código, tornando-a um elemento central, a Oracle espera dar um salto em sua estratégia para competir com a SAP. Mas, se a saída do executivo realmente se confirmar, ela vai demorar ainda um bom tempo para ?golpear? a rival.
Procurada pela reportagem do jornal britânico, a Oracle recusou-se a comentar sobre os rumores da saída de Wookey. Uma fonte próxima da empresa, porém, disse que o executivo deixará a empresa no início do próximo ano, após um período de transição. Segundo essa mesma fonte, o trabalho de supervisão do Fusion foi passado para Thomas Kurian, que irá responder pelos middlewares da Oracle para fazer a integração total dos aplicativos.
Apesar da turbulência que a saída de Wookey deve provocar no projeto Fusion, outra fonte próxima à empresa disse que grande parte da integração dos softwares deve estar pronta no próximo ano, como planejado, embora não tenha dito quando estará definitivamente concluído.