A CA está apostando fortemente no mercado brasileiro, focando seus esforços no segmento de ferramentas para gerenciameno de virtualização e cloud computing, além de incrementar as vendas de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês).
O mercado para virtualização demandará fortemente soluções, já que segundo a Forrester cerca de dois terços das empresas utilizarão servidores virtuais até o fim de 2009. Atualmente, 24% dos servidores do mundo já estão virtualizados.
Por isso a empresa em soluções como a CA ASM, para gerenciamento de sistemas virtuais. E para fortalecer sua atuação com virtualização, uma parceria com a WMware para oferecer produtos que integrem suas soluções com o portifólio de produtos de gerenciamento VMware vCenter.
"Temos que ter um bom portifólio de soluções para oferecer ao mercado, pois este segmento será o principal alavancador do nosso crescimento no Brasil e onde nossas soluções se encaixam perfeitamente", afirmou Laércio Albuqerque, contry manager da CA no Brasil.
Além disso, com o intuito de fortalecer seus canais de venda para enfrentarem este novo cenário, o executivo afirmou que estes receberão treinamento específico para atuarem no mercado de virtualização.
O cloud computing também será um motor de crescimento para a CA no Brasil, e por esse motivo, apontou Albuquerque, se estruturou para atuar com qualidade e eficiência neste mercado. O cloud computing é uma nova tecnologia e temos que ter soluções que se encaixem nela. Tivemos que mudar nossa modalidade de negócios e já estamos preparados para isso. As soluções basicamente são as mesmas", analisou.
Outra forte esperança da CA para elevar os resultados é a comercialização de software como serviço. Para isso, a empresa criou, há cerca de 6 meses, uma infra-estrutura específica para suportar a hospedagem da aplicação das suas soluções. "O cliente não precisará investir em nada de hardware. Nós ofereceremos tudo para ele, e o software estará 100% na web", comentou o executivo.
Atualmente, a empresa conta só com 18 clientes no mundo de SaaS. "Estamos fazendo essa oferta passo-a-passo, negociando com um cliente por vez, de acordo com sua demanda. Queremos garantir a oferta do serviço com qualidade, afinal não estamos vendendo apenas a licença, mas o SLA (service level agreement)", cravou Albuquerque.
E a importância da CA Brasil para esse mercado já foi sentida, já que o contrato de maior valor nessa modalidade foi fechado no país, sem revelar contudo seu nome. "Esse é um orgulho para nós e mostra o grande mercado em potencial que temos pela frente", comemorou o executivo, ressaltando que este é o único cliente de SaaS da CA no Brasil. "Mas já estamos em negociação com outras empresa e logo teremos novos clientes", frisou.
Com a demanda aquecida, o executivo já vislumbra inclusive a possibilidade da a CA ter de investir em uma infra-estrutura específica para atender o mercado de SaaS. "A procura tem sido alta e a tendência é que necessitaremos de uma estrutura específica aqui no Brasil para atender os clientes de SaaS", analisou Albuquerque.