HDI usa SOA para vender seguros online

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A HDI seguradora de veículos está pondo em prática uma estratégia para avançar no emergente mercado de vendas de seguros por meios eletrônicos.

A empresa, que mantém parceria de negócios com cerca de 11 mil corretoras ativas em todo o território nacional, vem orientando sua estrutura de TI  para atender aos objetivos de expansão comercial do negócio. Para tanto, a HDI adotou o modelo SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), com a utilização do barramento de integração Sonic ESB, da Progress, em uma solução governada através da plataforma Progress Actional. Com isto, a empresa consegue agilidade para publicar os seus serviços de cotação e venda de forma automatizada, garantindo assim o sucesso no sistema de negociações em seu portal de vendas “HDI Digital”.

Ao se conectar a esta plataforma de negócios, a HDI passou a ter que responder a centenas de solicitações de orçamentos para seguros de veículos em questão de poucos segundos, sob o risco de ficar fora de um grande número de concorrências.
Para garantir em bases técnicas este nível de serviço (SLA), a solução empregada necessitava prover visibilidade e monitoramento ao longo de todo o processo, assegurando a governança das transações, desde a chegada das solicitações de orçamento até o envio das cotações para o corretor. De acordo com Ana Paula Soares, Diretora de TI da HDI Seguros, “com esta solução, a HDI consegue garantir os índices de SLA praticados pelo mercado e, se necessário, rapidamente corrigir eventuais desvios”.

"Enquanto a maior parte dos concorrentes se preocupa exclusivamente com a rapidez nas respostas às cotações on-line, nossa opção pelo modelo SOA também valorizou a rastreabilidade das operações e um nível superior de governança", assinala a executiva.
Na visão de Marcos Cezar de Primo Franceschini, Gerente Comercial da Progress, a combinação do cálculo automático com as funcionalidades de governança proporcionada pela plataforma Actional posicionam a HDI em um patamar superior ao conjunto das seguradoras que integram a comunidade digital.

A solução de negociações da HDI suporta todo o tipo de alarmes acionados por regras de negócio criadas pelos próprios gestores da estratégia comercial. Assim, se houver uma falha de cálculo ou um nível de conversões incompatível com os precedentes históricos, o sistema dispara alertas para as aplicações ou usuários envolvidos, a fim de que sejam tomadas providências para evitar a perda de negócios ou o estouro de prazos.
"A criação de um processo unificado de negócios torna nossa operação muito mais eficiente e eficaz", comemora a diretora de TI. Com este cenário, a HDI vem monitorando mais de 600 mil cálculos mensais.

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