A distribuidora Ingram Micro comemorou nesta terça-feira, 17, 15 anos de atuação no mercado brasileiro e se prepara para ampliar as atividades com a inclusão em seu portfólio de diversas marcas de celulares e tablets, uma vez que concluiu a aquisição da distribuidora norte-americana BrighPoint ( anunciada em julho por US$ 840 milhões), que não atuava no América Latina.
Para o belga Dominique Deklerck, que assumiu a presidência da Ingran Brasil há dois anos, a iniciativa vai ampliar significativamente a participação de mercado com a oferta de aparelhos da Motorola, Nokia, RIM, LG e HTC, que se somarão aos da Apple, que ela já distribui no mercado brasileiro. "Também fizemos acordo para comercializar o tablet Galaxy, da Samsung, o GPS da TomTom e console e games Xbox da Microsoft", afirmou.
Apesar de não revelar números, ele diz que este ano a distribuidora vai superar em mais de 100% as vendas no país. Globalmente, a Ingram MIcro deve fechar o ano com receita de US$ 36 bilhões, segundo o site econômico Barrons, e lucro de U$ 285 milhões. Analistas de mercado estimam que a aquisição vai gerar U$ 5 bilhões em vendas em 2013, globalmente. O resultado do trimestre fiscal será divulgado no próximo dia 25.
Deklerck explica que a distribuidora é uma das poucas com operações em quase todos os continentes. Com presença direta em 36 países e vendas em mais de 100 países, 42% da receita da companhia são provenientes dos Estados Unidos, 31% da Europa, 22% da Ásia e o restante da America Latina, totalizando 190 mil revendas e lojas de varejo.
No Brasil, a Ingram Micro reúne cerca de 8 mil revendas, que geram 2,5 mil negócios por mês. “No ano passado, elas realizavam, em média, 3 a 4 negócios. Nesse ano cresceram para 6 ou 7", explica Deklerck. A empresa trabalha com o modelo de faturamento direto aos clientes, comissionando a revenda, para não haver bitributação.
Ela tem uma área focada no mercado corporativo, responsável por 20% da receita, com um portfólio que inclui os servidores Power System e software Rational , Websphere e Smart Commerce, da IBM; soluções enterprise e, mais recentemente, de networking da HP, além de Cisco, Juniper e EMC. "Estamos avaliando incluir em nosso portfólio produtos de virtualização, pois hoje só temos o HiperV, da Microsoft”, explica o executivo. No segmento de volume, trabalha com marcas como Apple, HP, Xerox, Lexmark e Microsoft. “Temos grandes expectativas de vendas e estocados para atender a demanda da nova versão do Windows que será anunciada este mês", finaliza o executivo.