Uma pesquisa realizada pela SITA, empresa de comunicações e soluções de TI para aviação, revela que 70% dos passageiros de transporte aéreo possuem smartphones, contra 54% registrados no mesmo levantamento feito no ano passado, o que resulta no aumento da utilização do autosserviço. Quase dois terços dos passageiros utilizaram um canal de autoatendimento para fazer check-in no dia da pesquisa, contra pouco mais da metade no ano passado.
Além disso, cerca de 90% dos passageiros apontaram as atualizações de voos nos celulares e o processo de autoembarque como as tecnologias de autoatendimento mais importantes, enquanto 68% escolheram o check-in automático de bagagens como um dos principais serviços.
A pesquisa mostra também que as páginas da web ocupam a posição de plataforma mais utilizada para o check-in — 79% dos passageiros disseram que usam os websites das companhias aéreas regularmente ou ocasionalmente. O uso de quiosques também cresceu, chegando a 77% dos consultados. A reserva de bilhetes por meio de telefones celulares deve crescer a partir de agora, com a utilização subindo dos atuais 2% de passageiros para 7% até 2015.
Outro dado interessante é que 62% dos passageiros estão ativos nas redes sociais. Ainda assim, o interesse em usar essas mídias para as atividades relacionadas a viagem é menor do que outros canais, como os dispositivos móveis. O estudo mostra que 65% dos passageiros têm interesse em ter atualizações de voos nas redes sociais, enquanto 89% disseram que pretendem utilizá-las quando forem oferecidas no celular.
Pouco mais da metade dos entrevistados de diz receptiva a receber promoções de serviços ou ofertas de varejo em seus celulares. No entanto, entre os que não querem receber publicidade, 61% mudariam de ideia caso tivessem o controle sobre o que chega em seus aparelhos. O maior interesse é por promoções personalizadas, relevantes e que permitam ao passageiro o controle da entrega.
Para o CEO da SITA, Francesco Violante, o que os passageiros realmente desejam é evitar atrasos e receber informações sobre tudo o que está acontecendo em relação aos voos. “Quase todos os entrevistados afirmaram que gostariam de ter um serviço de redução de filas e 89% apontaram o autoembarque como a tecnologia mais avançada”, comentou. “Já estamos vendo os efeitos do check-in móvel nos aeroportos, com o aumento de um terço durante este período, sendo que até 21% dos passageiros já utilizaram o cartão de embarque móvel. Estamos agora no ponto de inflexão do crescimento explosivo de serviços móveis oferecidos aos passageiros, o que lhes proporcionará maior controle e uma redução de estresse na sua viagem”, complementou.
Foram entrevistados 2.526 passageiros para o levantamento, em mais de 70 países.