As remessas de chips de memória NAND — usados para armazenar imagens em câmeras digitais, tocadores de música e games — vêm registrando uma redução significativa nos últimos meses, em razão principalmente da elevação de preços. A situação deve persistir até o início do ano que vem, com a demanda crescendo acima dos níveis de produção devido às festas de fim de ano, quando são produzidos mais equipamentos eletrônicos, de acordo com fontes ligadas à indústria ouvidas pelo ssite chinês especializado em tecnologia DigiTimes.
Representantes de fabricantes como Samsung, Toshiba, SanDisk, Micron e SK Hynix afirmaram a intenção de dar prioridade aos pedidos internos e de clientes cativos, de acordo com as fontes. As cinco líderes do segmento viram os pedidos aumentarem exponencialmente, principalmente os feitos pelo setor de mobilidade, com a elevação das remessas de tablets e smartphones.
Os fornecedores da Apple, por exemplo, conseguiram oferecer pouquíssimos lotes a outros clientes, particularmente aqueles sem contratos de longo prazo. É o caso da Toshiba, Hynix e SanDisk, que fabricam componentes para o recém-lançado iPhone 5. Fontes ligadas a estas companhias confirmaram o aumento dos preços devido à falta de memórias NAND no mercado.