Nos últimos três anos, a maioria das grandes empresas de consumo em todo o mundo incorporou mídias sociais em suas estratégias e operações. Em média, elas já empregam 56 pessoas para traçar suas estratégias sociais. Também em média, essas organizações despenderão este ano US$ 19 milhões por empresa em iniciativas para ouvir e responder consumidores em sites públicos como Facebook, Twitter e Google+, entre outras ações que as mantenham em sintonia com discussões nesses ambientes envolvendo marcas, produtos e práticas. Esse montante subirá para US$ 24 milhões em 2015.
Estas são algumas revelações da TATA Consultancy Services, no seu estudo Mastering Digital Feedback: How the best consumer companies use social media. Realizado junto a mais de 650 entrevistados oriundos de grandes empresas de consumo, o levantamento cobriu 11 indústrias em 10 países nas quatro maiores regiões econômicas do mundo (veja vídeo abaixo, em inglês).
Para efeito do estudo, a consultoria classificou as empresas pesquisadas em "líderes" e "seguidoras", conforme benefícios trazidos pelas mídias sociais para 16 áreas de negócios (marketing, vendas, serviços, inovação de produtos e outras), reportados pelos respondentes.
A pesquisa revela que, desde 2010 , 64% das empresas pesquisadas (com receita média de US$ 15,6 bilhões e mediana de US$ 4,9 bilhões) haviam atribuído pelo menos um profissional em tempo integral para monitorar o que os consumidores dizem em redes sociais, comunicar-se com eles e entender suas necessidades.
Cerca de 38% das empresas de consumo relatam retorno positivo dos seus investimentos em mídias sociais, mais do dobro dos 18% de empresas com um ROI negativo. As que não medem retorno somam 44%.
Um dado importante captado pelos pesquisadores é que as empresas latino-americanas e as localizadas na região Ásia-Pacífico são mais propensas a relatar ROI positivo em mídias sociais do que empresas localizadas na América do Norte e Europa.
Confira algumas outras questões que os analistas da TATA consideram importantes no contexto das mídias sociais, à luz dos dados obtidos no estudo:
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