O Bradesco colocou no ar a quarta edição do inovaBra startups, programa de inovação aberta que dá a oportunidade para as startups trabalharem com clientes reais, testarem soluções na prática e crescerem com escala, uma vez que podem atuar com os 69 milhões de clientes do Banco, em mais de 60 mil pontos de atendimentos. Os interessados podem se inscrever no programa por meio do site, no período de 17 de outubro a 26 de novembro de 2017.
O inovaBra startups é uma forma de viabilizar a inovação dentro e fora do Banco. Os interessados devem apresentar projetos inovadores de startups em qualquer segmento que tenham soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação ao segmento financeiro, principalmente relacionados a produtos e serviços, varejo, canais digitais, meios de pagamento, seguros, e que enderecem desafios nos seguintes temas: pagamentos, algoritmos, segurança, engajamento de clientes, gerenciamento financeiro, plataformas de investimentos, crowdfunding, customização massificada, IOT, blockchain e inteligência artificial.
Cronograma
O programa tem duração de 10 meses, sendo quatro destinados ao processo seletivo e seis meses para o processo de interação com o Banco, incluindo melhorias na gestão, busca de sinergia estratégica, operacional e mercadológica.
A primeira fase é composta por três etapas:
Primeira: divulgação do programa e inscrição das empresas.
Segunda: seleção de até 40 startups pela avaliação do questionário preenchido pelas empresas durante a inscrição. Essas empresas passarão por um processo de imersão para conhecer o Banco e serão avaliadas nos seguintes quesitos: qualificação da equipe, potencial de geração de valor, capacidade de entrega, potencial de inovação e mensuração de risco.
Terceira: serão selecionadas 20 startups que passarão por avaliação de um grupo de executivos do Banco.
Destas, cerca de 10 empresas seguem para a fase de concepção do projeto, na qual receberão orientação com relação a uma demanda associada a uma necessidade real do Banco. Consequentemente, terão apoio no desenvolvimento do produto ou serviço e adaptação da solução ao ambiente do Bradesco. Ao final do programa, as empresas terão a possibilidade de comercializar seus produtos para o Bradesco, que, por sua vez, poderá ainda ser um investidor dessas startups.