A Resource anuncia que obteve a certificação de Desenvolvedor Corda, destinada a profissionais com conhecimento técnico avançado no desenvolvimento de aplicações na plataforma de blockchain Corda. Com a novidade, a companhia se torna uma das poucas empresas no Brasil a contar com certificado nessa competência.
Na visão de Roberto Hypolito Amaral, gerente de Operações da Resource, ter uma equipe qualificada em Corda fortalece a organização com condições para atender à demanda de um mercado que investe massivamente em novas tecnologias para o setor financeiro. "É importante para qualquer companhia ter profissionais especializados nas mais modernas tecnologias, garantindo que suas ofertas possam realmente atender o que o mercado exige. Nós reconhecemos que essas ferramentas têm criado grandes oportunidades de negócios e, portanto, trabalhamos para garantir que esses recursos estejam efetivamente em nossos próximos passos", diz.
O certificado é emitido pela R3, empresa de software empresarial que desenvolve a plataforma de blockchain Corda e a única organização a conceder esse tipo de validação. Para receber a certificação, os desenvolvedores precisam fazer uma prova com 70 questões técnicas e de negócios sobre conceitos como arquitetura e desenvolvimento, contratos, transações, fluxos e linguagens.
A tecnologia blockchain foi desenvolvida em 2009 como base para o funcionamento da Bitcoin (criptomoeda descentralizada). No entanto, ela vem sendo muito utilizada para o desenvolvimento de serviços de autenticação pública, sistemas de pagamentos e aplicativos sociais. A certificação valida o conhecimento sobre como criar aplicativos distribuídos na plataforma Corda que realizam transações com total privacidade, mais seguras e ágeis.
A nova certificação chega em um momento importante para a Resource, no qual uma grande parte das empresas de finanças e comércio estão explorando e implementando a tecnologia de blockchain em suas operações. "Estou muito contente com essa oportunidade e tenho confiança de que a Resource assumirá um papel de sólido destaque no desenvolvimento de aplicações em Corda", afirma Felipe Alfaville de Araújo, Analista Programador da companhia que recebeu a certificação.
"Com blockchain, facilitamos e agilizamos transações financeiras por meio de contratos inteligentes. Uma movimentação entre bancos do Brasil e da Inglaterra que antes demorava de dois a três dias para ser concluída, hoje leva apenas 12 segundos", explica o analista.
Já Nayam Hanashiro, Gerente de Parcerias da R3, diz que "nós estamos muito satisfeitos em aumentar ainda mais o número de desenvolvedores certificados em Corda no Brasil e de receber a Resource nesse grupo. As aplicações em Corda têm sido muito bem recebidas no País, com o apoio de algumas das maiores e mais influentes instituições financeiras do país. A tecnologia blockchain está transformando o comércio global e o Corda está na vanguarda dessa mudança, tanto aqui na América Latina quanto no cenário mundial".
Hoje, a R3 atua como parceira estratégica de alguns dos principais bancos brasileiros. Na visão da empresa, o Brasil é um mercado-chave para estabelecer o Corda como a plataforma de blockchain corporativo para empresas em toda a América Latina.