A evolução da conectividade x o mercado publicitário

0

O avanço exponencial da tecnologia trouxe mudanças radicais para sociedade. E como consequência da evolução repentina da conectividade surgiram novos modelos de negócio, comunicações, dados, além de mudanças comportamentais, que transformaram a forma de pensar, agir e de receber e consumir conteúdo. 

A chegada do 5G no Brasil é uma das mudanças que colocaram 2022 em uma nova perspectiva social, pois trata-se de uma tecnologia mais "pura", chamada "standalone" (SA), que oferece mais velocidade e menor latência. Diferencial que aumenta a relevância do mercado do 5G, passo importante para a melhoria dos serviços de telecomunicações brasileiro. 

O prognóstico é que o 5G esteja nas capitais até 29 de setembro de 2022, e em todas as cidades brasileiras até dezembro de 2029. Mas, até o momento, existem questões técnicas e econômicas que estão barrando a expansão da tecnologia. 

Por outro lado, nos Estados Unidos, temos a Starlink, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk que, em parceria com a operadora T-Mobile, irá fornecer internet via satélite para eliminar áreas sem cobertura. A iniciativa não irá substituir as redes, mas vai oferecer uma camada extra de conectividade e deve entrar em fase beta no início de 2023. 

No Brasil, após a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em janeiro de 2022, a Starlink iniciou as operações no país usando satélites não geoestacionários de baixa altitude. O projeto prioriza a expansão da Starlink para a região Norte por meio da Conexão amazônica, com dois gateways. Atualmente, está presente no Sudeste, com estação de gateway localizada no interior de São Paulo e cobertura em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. 

O objetivo é ampliar o acesso à conexão de internet em localidades que não recebem infraestrutura dos provedores usuais, o que deve impactar diretamente o mercado de telefonia/internet, afinal, com a chegada em lugares remotos definirá um novo momento para o universo de provedores de banda larga do país. 

O curioso é o que vem pela frente, o aumento do poder de disponibilidade de internet para áreas antes não alcançadas, abre espaço para uma sociedade ainda mais disruptiva. Essa evolução, além das mudanças no sistema, vai também impactar a forma de conectar as pessoas. 

É visível que estamos vivendo uma jornada digital cada vez mais relevante. A necessidade de adaptação da população obriga as empresas e agências a reverem processos e conceitos, resultando na modificação das prioridades, dos planejamentos de comunicação das marcas e da forma de trabalhar com a mídia. 

Essas alterações demandam uma nova forma de trabalhar com marketing, o cenário de uma população cada vez mais conectada, abre um leque de novas oportunidades de trabalho e exige um olhar ainda mais atencioso. 

Cesar Sponchiado e Ricardo Monteiro, CEO e CSO e COO da Tunad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.