A Alcatel passou a apoiar o ?Fundo de Conectividade?, programa do Comitê para Democratização da Informática (CDI) destinado a comunidades de baixa renda. O propósito do comitê com o fundo é fornecer acesso à internet em banda larga para 15 de suas 54 escolas de informática e cidadania (EICs) localizadas em São Paulo.
A iniciativa atende à estratégia global da Alcatel de reduzir as fronteiras tecnológicas, no sentido de auxiliar no desenvolvimento sustentável dos países em que está presente. A multinacional francesa irá contribuir com uma verba mensal ? cujo valor não foi revelado ?, que será destinada ao pagamento do acesso em banda larga dessas EICs.
Para tornar viável seus projetos, o CDI capta constantemente recursos por meio de convênios e parcerias com empresas, organizações filantrópicas e o poder público. Os projetos aprovados provenientes das EICs credenciadas contribuem para a inserção social e digital de crianças, jovens e adultos graças ao incentivo à prática da cidadania.
As escolas são formadas por associações de bairro, igrejas, movimentos associativos, ONGs e outras instituições autônomas. O CDI provê toda a infra-estrutura para estas escolas, por meio da instalação de computadores e equipamentos cedidos em comodato, além da manutenção de despesas para conexão à Internet em banda larga.
?O Comitê para Democratização da Informática investe na capacidade das próprias comunidades ou organizações nelas constituídas para iniciativas voluntárias e sócio-educacionais, capacitando-as e assessorando-as ao longo de sua trajetória?, afirma Harumi Ishihara, diretora de comunicação e relações institucionais da Alcatel no Brasil. ?O Fundo de Conectividade atende às necessidades de levar internet em banda larga para comunidades de baixa renda, dando acesso à informação e aos meios de comunicação. O CDI exerce um papel fundamental no fomento da inclusão digital, conscientização e transformação social?, conclui.