A Pantech, segunda maior fabricante de celulares da Coréia, anunciou que está expandindo sua atuação no mercado mundial de CDMA para o Brasil e a Índia. A meta da empresa, no médio prazo, é alcançar a quinta colocação no ranking mundial dos fabricantes de celular.
A entrada da fabricante sul-coreana no Brasil ocorre por meio de um acordo firmado com a Vivo, para a qual espera fornecer 1 milhão aparelhos em 2006, ano em que inicia produção própria no país. A princípio, a Pantech vai distribuir três modelos de celular, incluindo um com tecnologia EV-DO, com recursos de terceira geração (3G).
Já na Índia, um mercado em plena expansão, com 52 milhões de usuários de telefonia móvel (cerca de 5% da população), a fabricante fechou parceria com a TTSL, maior operadora de serviços de telefonia fixa e móvel daquele país, para o fornecimento de 300 mil aparelhos CDMA em um ano. O primeiro modelo a ser comercializado pela operadora indiana será o PA-711, um compacto com funções de última geração.
A Pantech, que já opera no segmento de CDMA na China, adianta que também está negociação com outras operadoras na Europa, Estados Unidos e América do Sul.