As vendas da Cisco Systems na América Latina cresceram 36% durante o primeiro trimestre do ano fiscal 2006, encerrado em 29 de outubro de 2005, comparativamente ao mesmo período do ano anterior. O melhor desempenho foi registrado no setor de comércio, em especial no segmento de pequenas e médias empresas, que cresceu 40%, seguido pelo de provedores de serviço e empresarial (grandes empresas), que cresceram 30% cada um no período.
Grande parte do crescimento na região, segundo a empresa, foi proveniente de vendas das chamadas tecnologias avançadas, principalmente de segurança e telefonia IP, que registraram aumentos de 53% e 20%, respectivamente.
Do ponto de vista geográfico, o melhor desempenho foi do Brasil, que cresceu 66% em relação ao primeiro trimestre do ano fiscal 2005. A região denominada Cansac, que compreende Caribe, América Central, Colômbia, Venezuela e Equador, cresceu 30%; o México cresceu 21% e o SAS, correspondente à Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai e Bolívia, teve um crescimento de 20% no período.
?A Cisco teve um crescimento sólido na região em todos os segmentos de mercado e, em especial, em tecnologias avançadas em todos os países?, observa Carlos Carnevali, vice-presidente da Cisco para América Latina. ?A região continua como uma terra de oportunidades à medida que as empresas estão investindo para aumentar a competitividade, melhorar o serviço ao cliente e reduzir custos apoiadas em um crescimento econômico generalizado e na estabilidade política?, completa.
O executivo diz muitas empresas na América Latina estão escolhendo soluções integradas de rede que combinam os produtos core da Cisco com tecnologias avançadas. ?Ao reunir routing e switching a nossas tecnologias de segurança, comunicações IP e soluções sem fio, a arquitetura da Cisco tem permitido aos clientes escalar, de forma eficiente, suas operações de TI?, afirma Carnevali.