Setor de telecom investiu mais de R$ 2 bi em projetos sociais em 2005

0

O Balanço Social das Telecomunicações 2006, que será lançado no dia 28 de novembro na sede na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), mostra que somando os investimentos sociais internos, indicadores externos e recursos destinados ao meio ambiente, as empresas do setor investiram um total de mais de R$ 2,1 bilhões em projetos sociais no ano de 2005.

A área mais contemplada com recursos próprios em investimentos externos foi a da cultura. Foram mais de R$ 62,5 milhões, além de mais de R$ 3 milhões em incentivos fiscais. O esporte também mereceu destaque. A área recebeu R$ 23 milhões de recursos próprios e outros R$ 1,3 milhão em incentivos fiscais. As empresas ainda investiram mais de R$ 17 milhões de recursos próprios em projetos sociais externos de educação, além de R$ 8,8 milhões em investimentos sociais internos na área.

Os investimentos das empresas também cresceram na área de meio ambiente. Tanto que os investimentos foram contabilizados à parte. A maior parte dos R$ 315 milhões investidos na área foi destinada a programas de reciclagem, coleta seletiva de lixo, prevenção de irradiação eletromagnética, poluição sonora e redução de impactos ambientais em geral no interior das empresas.

O desenvolvimento social e profissional dos funcionários também foi aferido. O montante no item capacitação e desenvolvimento profissional do público interno ultrapassou os R$ 49 milhões. A pesquisa também perguntou sobre as empresas que praticam a política de participação nos lucros e resultados. O montante apurado foi de mais R$ 279 milhões de lucro repartido entre os funcionários. Incluindo investimentos básicos como alimentação (R$ 177 milhões) e saúde (R$ 138 milhões), os indicadores sociais internos ultrapassaram a marca dos R$ 1,7 bilhão.

A pesquisa foi realizada pela Ananã Engenharia Cultural, empresa voltada às áreas da cultura e comunicação, que utilizou metodologias aproximadas ao do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicos (Ibase) e ao do Guia Brasileiro de Elaboração do Balanço Social do Instituto Ethos. Entre as questões pesquisadas estão perguntas referentes a áreas e valores investidos; ações sociais e seus objetivos; política interna e benefícios; programas de voluntariado; missão social das empresas, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.