A Unimed Porto Alegre modernizou a infra-estrutura de TI com soluções integradas da Totvs e já obteve resultados positivos. Segundo a empresa, que tem 41% de participação no mercado de assistência à saúde na capital e região metropolitana gaúcha e litoral Norte do Rio Grande do Sul, após a implementação conseguiu tornar mais ágil os pagamentos a 5,8 mil médicos cooperados, melhorar o atendimento aos 425 mil associados e aperfeiçoar os processos internos.
Atualmente, 70% das 240 mil consultas mensais são autorizadas de forma on-line, o que representa cerca de 1,8 mil transações eletrônicas por minuto, que se referem a todos os tipos de autorizações de consultas e procedimentos médicos. Além disso, a solução para atendimento telefônico é utilizada por 3.640 cooperados e o portal por 2.150 pessoas.
"Nossos clientes não precisam mais se dirigir a uma de nossas 28 unidades. Basta ter acesso à internet, o que promove maior agilidade", diz Irceu Farina Minuzzi, gerente de sistemas da Unimed Porto Alegre.
O executivo ressaltou que a partir da automatização e integração das soluções, a gestão do atendimento ao usuário foi beneficiada, observando que, no primeiro atendimento, é possível verificar, em tempo real, tanto a adimplência quanto a devida cobertura para o procedimento solicitado.
A empresa também revela que o prazo para pagamento aos médicos credenciados foi reduzido significativamente. Segundo Minuzzi, antes da implantação das soluções, o processo podia levar até três dias, já que boa parte era feita manualmente, o que ainda poderia resultar em erros. "Com a automatização, passou a ser concluído em, no máximo, dez horas", atestou o executivo.
A Unimed Porto Alegre tem 400 licenças de uso da Totvs que atendem mais de 600 usuários. Minuzzi lembra que, durante a implementação das primeiras soluções – que começou em 2003 e contou com a participação de um grupo de 12 usuários da Unimed e cinco profissionais da Totvs –, a principal dificuldade enfrentada foi importar a antiga base de dados, que reunia informações acumuladas ao longo de mais de 20 anos, para a nova tecnologia.
"Havia redundância de beneficiários, clientes e fornecedores, além de todo o histórico administrativo-financeiro. Mas a migração foi bem-sucedida e concluída num prazo considerado recorde pela Unimed: um ano e dois meses. Esperávamos que tudo acontecesse em dois anos e meio", resumiu o gerente de sistemas.
Primeiro foi implantado o sistema de recursos humanos e soluções de controladoria e finanças (contábil, contas a pagar e a receber, estoque, recebimento, tesouraria, entre outros) e logo depois uma solução de gestão de planos. Após isso, em 2005, a Unimed Porto Alegre automatizou o serviço de atendimento administrativo prestado aos clientes e começou a usar o autorizador, solução para gestão de liberações de atendimentos para beneficiários de forma mais rápida e segura. Atualmente, estão em fase de implementação os sistemas de business intelligence (BI) e de gestão da rede credenciada.
Além disso, um outro módulo foi instalado em ambiente web, e a ferramenta disponibiliza o atendimento para cerca de 10 mil pacientes atendidos pelo Unifácil, um plano de saúde voltado para as classes C e D. O sistema integrado de gestão dos pacientes está disponível em seis centros clínicos, que oferecem as principais especialidades médicas e se comunicam entre si, tanto na parte de agendamento como no histórico dos pacientes.
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