Acreditando no potencial do mercado de marketing e publicidade digital nos países emergentes, o grupo WPP anunciou oficialmente nesta quinta-feira, 17, o início das operações no Brasil da VML, agência digital criada em 1993 na cidade de Kansas, nos Estados Unidos. Ela assumirá os clientes da agência Energy no Brasil, com exceção da Procter e Gamble, que será atendida pela New Energy, criada especialmente para gerenciar suas atividades.
Matt Anthony, CEO da VML e chief digital officer da Y&R global, explica que em 2001 ela foi vendida para o grupo WPP e vem crescendo de forma acelerada. Até o fim do ano a emprsa vai iniciar operações em Cingapura e, em 2012, na cidade de Praga, na Checoslováquia.
Roberto Justus, CEO do grupo Newcomm e sócio da WPP desde 2004, disse que o objetivo da VML é aumentar a participação no mercado de mídia digital, que representa quase 10% do bolo publicitário total, mas também trabalhar de forma integrada com as demais mídias. “A chegada da VML traz para o Brasil uma gama de novas ferramentas de tecnologia e de marketing e representa novas possibilidades para os clientes das duas marcas, já que a VML atua de forma integrada com a Young & Rubicam”, disse.
Anthony se tornou sócio da VML em 1995, quando ainda era uma pequena agência em Kansas City, com apenas um cliente grande e dez empregados. Hoje, a empresa tme 800 funcionários e tem em sua carteira clientes como Carlson Hotels Worldwide, Colgate-Palmolive, Dell, Ford, Gatorade, Kelloggs, LG, Microsoft, Sam’s Club, SAP, Southwest Airlines, Western Union e Xerox, entre outras.
Ela foi citada pela Forrester Research em 2009 com empresa líder em marketing interativo, o que demonstra, segundo o executivo, seu compromisso em trabalhar com soluções criativas na interseção entre o marketing e a tecnologia. A VML tem sede nos Estados Unidos e internacionalmente em localidades como Toronto, Londres, Milão, Genebra, Auckland e Brisbane. A rede digital também inclui a agência Studiocom, baseada em Atlanta, com escritórios em Boston e Bogotá. A expectativa de receita da empresa para este ano é de US$ 125 milhões.
A chegada da VML@Y&R ao Brasil faz parte de um processo de reestruturação do grupo Newcomm, previsto na estratégia de expansão anunciada por Justus em maio deste ano. Na ocasião, o empresário renovou o contrato com a WPP e assegurou a sua permanência como CEO do grupo até 2016. Também como parte desse processo, em julho, Marcos Quintela tornou-se sócio da holding – que, além de VML@Y&R e da Y&R, conta com a recém-lançada New Energy, com a Wunderman e a Ação Premedia e Tecnologia. Fernando Taralli, que dirigia a Energy no Brasil, será o responsável pela VML brasileira.