O leilão das freqüências da terceira geração da telefonia móvel (3G) acontece nesta terça-feira (18/12), às 10h, no Auditório do Espaço Cultural da Anatel. O prazo para apresentação das propostas encerrou-se no dia 11 de dezembro e nove operadoras vão disputar o processo.
Com a licitação, a Anatel espera levar o serviço de telefonia móvel a todos os 5.565 municípios do país. O texto foi elaborado de modo a contemplar inclusive aqueles com menos de 30 mil habitantes. Para atingir essa meta, o edital foi dividido em onze áreas, juntando regiões consideradas economicamente menos atrativas com locais de maior interesse. Assim, a empresa que comprar a freqüência para a região metropolitana de São Paulo, por exemplo, leva junto a região Amazônica (Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima).
De acordo com a proposta, as cidades maiores receberão a tecnologia 3G, que permite a transmissão de dados em alta velocidade. O aparelho pode ser transformado em um computador ultraportátil, com convergência tecnológica e serviços de dados e voz. No caso dos pequenos municípios, as operadoras podem optar por oferecer a tecnologia 2G.