Obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica será ampliada

0

O Rio Grande do Sul assinou protocolo que estabelece a obrigatoriedade de utilização da mota fiscal eletrônica (NF-e) para sete setores a partir de setembro do ano que vem. Outros 23 estados (exceção de Roraima e Amapá) e o Distrito Federal também aderiram à decisão acordada em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada em Fortaleza.

Os setores que deverão passar a utilizar a NF-e a partir de setembro de 2008 são o automotivo, de bebidas alcoólicas e refrigerantes, medicamentos, cimento, frigorífico, de aços semi-acabados e laminados, planos ou longos, relaminados, trefilados e perfilados, de ferro-gusa e fornecedores de energia elétrica.

Durante a reunião de Fortaleza, também foi reiterada a implantação da obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica para os setores de combustíveis líquidos e cigarros, que passa a valer a partir de abril de 2008.

O diretor da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Júlio César Grazziotin, destaca que a ampliação da obrigatoriedade da NF-e deve fazer com que a abrangência da Sefaz Virtual gaúcha aumente. Atualmente, o governo gaúcho está autorizando notas fiscais eletrônicas para dois contribuintes de Santa Catarina e os estados de Alagoas, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraíba encontram-se em fase de testes. Além disso, outros oito estados já assinaram convênio para ter suas notas eletrônicas autorizadas pela Sefaz Virtual gaúcha. ?É importante ressaltar que a obrigatoriedade de adoção da nota fiscal eletrônica é uma iniciativa dos próprios segmentos econômicos, interessados na justiça fiscal e na concorrência leal?, lembra Grazziotin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.