Os especialistas em TV digital disseram nesta terça-feira, 16, durante seminário sobre a TV digital realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, que até junho de 2009 os equipamentos produzidos no Brasil vão incluir o middleware Ginga (software intermediário), o que permitirá a interatividade para a TV digital brasileira.
No início de novembro, a Sun Microsystems entregou a especificação do Ginga Java para os desenvolvedores e abriu caminho para serem criados os middlewares com a parte Java.
Com a interatividade, o usuário poderá comprar pela televisão, por exemplo, produtos usados por uma atriz de novela ou acessar mais informações sobre um documentário ou filme.
Os participantes do seminário afirmaram também que a maior qualidade de imagem de vídeo e de áudio e maior número de canais, além da interatividade, também podem atrair mais público para a TV digital, o que deve aumentar a demanda por equipamentos e a conseqüente queda nos preços.
Hoje, os conversores custam entre R$ 199 e R$ 800. O sinal da TV digital está disponível nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Cuiabá), além de na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Para os especialistas, reduzir o preço dos equipamentos e oferecer uma programação mais atrativa são essenciais para que o público brasileiro invista na compra dos televisores e conversores e tenha acesso à nova tecnologia. Em 2009, segundo o Ministério das Comunicações e a Anatel, o sinal digital vai chegar a todas as capitais. Com informações da Agência Câmara.
- Interatividade a caminho