Conversores com Ginga estarão disponíveis até junho de 2009

0

Os especialistas em TV digital disseram nesta terça-feira, 16, durante seminário sobre a TV digital realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, que até junho de 2009 os equipamentos produzidos no Brasil vão incluir o middleware Ginga (software intermediário), o que permitirá a interatividade para a TV digital brasileira.
No início de novembro, a Sun Microsystems entregou a especificação do Ginga Java para os desenvolvedores e abriu caminho para serem criados os middlewares com a parte Java.
Com a interatividade, o usuário poderá comprar pela televisão, por exemplo, produtos usados por uma atriz de novela ou acessar mais informações sobre um documentário ou filme.
Os participantes do seminário afirmaram também que a maior qualidade de imagem de vídeo e de áudio e maior número de canais, além da interatividade, também podem atrair mais público para a TV digital, o que deve aumentar a demanda por equipamentos e a conseqüente queda nos preços.
Hoje, os conversores custam entre R$ 199 e R$ 800. O sinal da TV digital está disponível nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Cuiabá), além de na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Para os especialistas, reduzir o preço dos equipamentos e oferecer uma programação mais atrativa são essenciais para que o público brasileiro invista na compra dos televisores e conversores e tenha acesso à nova tecnologia. Em 2009, segundo o Ministério das Comunicações e a Anatel, o sinal digital vai chegar a todas as capitais. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.