A incorporadora Cyrela aproveitou a mudança de sua sede em São Paulo e redesenhou toda a arquitetura de rede e segurança, implantando uma infra-estrutura capaz de suportar o crescimento contínuo dos negócios. A premissa da empresa era que a rede fosse facilmente gerenciável e estivesse integrada a uma solução de telefonia IP.
O projeto foi realizado em conjunto pela Siemens Enterprise Communications e Enterasys Networks – que fundiram suas operações com a formação de uma joint venture com o The Gores Group – e teve sua implantação finalizada no fim de maio. Os termos financeiros do contrato não foram revelados.
Segundo Rogério Pires, gerente geral de TI da Cyrela Brazil Realty, uma outra exigência do novo projeto era que as funcionalidades de segurança estivessem centralizadas em um único equipamento. Isso devido ao fato de que o ambiente da rede corporativa ser heterogêneo, composto por equipamentos de diferentes fornecedores, além das 600 estações e 40 servidores.
Após a mudança da sede e redesenho da rede, a estrutura da empresa passou a acomodar aproximadamente mil estações de trabalho, telefonia IP e 60 servidores.
"Os benefícios obtidos foram alta disponibilidade de recursos e sistemas, escalabilidade, uma rede rápida, inteligente, flexível, capaz de suportar nosso constante crescimento, além de boa relação custo-benefício", afirmou Pires.
O executivo ressaltou que, por conta da nova estrutura e da redundância dos equipamentos, a mudança foi totalmente transparente para o usuário, que ganhou um ambiente estável, facilmente gerenciável e com tecnologia IP. "Um exemplo prático de como a nova rede impactou positivamente o negócio da Cyrela é o fato de agora todos os nossos parceiros de negócios também acessarem a rede. Hoje os acessos ocorrem com segurança e alta disponibilidade", afirmou Pires.
A implantação da nova rede consumiu dois meses, já contemplando a integração com a solução de telefonia IP.
De acordo com o CIO, o desenho e implementação da arquitetura de rede foram realizados pela própria equipe da Cyrela, em conjunto com o parceiro de telefonia da empresa, que também é parceiro da Enterasys.
- Infra-estrutura remodelada