A Lenovo chegou a avaliar a possibilidade de adquirir a Positivo Informática, mas preferiu não tomar nenhuma decisão no momento. A informação foi dada por uma pessoa próxima à fabricante chinesa de PCs ao The Wall Street Journal.
"A oportunidade estava lá", disse a fonte ao jornal americano. "Mas a Lenovo decidiu não avançar com o negócio neste momento", completou a fonte, sem esclarecer o motivo pelo qual a companhia desistiu de tentar comprar a Positivo.
Recentemente, a Lenovo admitiu que estava negociando com um fabricante de computadores, mas sem mencionar o nome da empresa. A companhia chinesa frisou que pretende fazer parte do processo de consolidação, com o intuito de ganhar escala no mercado.
Já a versão da Positivo diverge bastante da fonte do jornal britânico. Em fato relevante, a Positivo afirmou que a oferta feita pela Lenovo de pagar R$ 18 por ação "não era interessante no longo prazo, e não há qualquer expectativa de negociação com a Lenovo para a alteração dos termos da oferta".
O valor proposto pela Lenovo representava um prêmio 125% sobre os R$ 8 com que as ações da Positivo fecharam o pregão nesta quarta, 17, em mais uma queda, que alcançou 27,53%.
Segundo analistas, é justamente a forte queda que os papéis da empresa vêm tendo que indica que o momento era propício para a Lenovo comprar a Positivo. No entanto, o atual cenário econômico, marcado pela escassez de crédito e incertezas para o futuro, aliados às anunciadas quedas na demanda por PCs, pode ter esfriado o ânimo da companhia chinesa.
- Estratégia postergada