Cresce venda de laptops e cai a de desktops, indica estudo

0

As vendas de PCs registraram alta de 16% nos oito primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2009, com destaque para os note e netbooks, que tiveram 57% de aumento de vendas em unidade no período, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 17, pela GfK, empresa de pesquisa de mercado.
De acordo com Alex Ivanov, gerente de negócios da GfK RT, isso se deve à queda nos preços dos laptops, de 22%, aliada a novas tecnologias e mais opções de modelos. "Há no mercado hoje 42 marcas e 777 itens diferentes de notebooks, por exemplo. E, dos 20% que representavam nas vendas de PCs em 2007, o notebook saltou para 46% este ano. Já o preço, teve uma queda enorme no mesmo período, de 38%", afirma ele.
Ao analisar o período de julho a agosto de 2009 em comparação com o mesmo intervalo em 2010, os preços de note e netbooks caíram 19% e 15%, respectivamente. O preço médio do notebook era de R$ 2,1 mil e caiu para R$ 1,7 mil. Já o preço do netbook, caiu de R$ 1,3 mil para R$ 1,1 mil. No entanto, de acordo com o consultor da GfK RT, o maior destaque ficou para os netbooks, que estão cada vez mais baratos, com mais qualidade e capacidade de memória. Ivanov também destaca a disponibilidade de um número maior de marcas e modelos no mercado. Em agosto de 2009, havia onze marcas no mercado e 43 itens diferentes, este ano já há 25 marcas e 167 itens – um incremento de 268% na variedade de opções.
Outra constatação do estudo é que o desktop está cada vez mais perdendo espaço no mercado. No período de janeiro a agosto de 2010, houve uma queda de 11% nas vendas de desktops, na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, os computadores chamados "all-in-one" (tudo-em-um) conquistou uma pequena fatia do mercado, 3% de tudo o que é vendido de computadores no Brasil, mesmo patamar da Alemanha e acima do patamar alcançado pela Rússia, que ficou em 1%.
Em relação às vendas, o canal autosserviço (hipermercados, supermercados e lojas de departamento) se sobressai pela importância que tem ganhado. Do total de notebooks vendidos, por exemplo, o canal tem sido responsável por cerca de 30%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.