A McAfee em parceria com o HSBC Brasil criou e implementou uma plataforma para atualização das soluções de segurança, iniciativa que contribuiu para a atualização dos sistemas sem impactar o desempenho das operações da financeira e que acabaou sendo adotado globalmente pela instituição financeira.
Para a ampliação do projeto, a McAfee atuou, além de fornecedora, como parceira da equipe de Desktop Protection do HSBC Brasil, o que permitiu criar regras na solução de gerenciamento de segurança que resultaram em otimização de tempo e atualização dos servidores e terminais (endpoint). A implantação do projeto fez com que o número de máquinas atualizadas passasse de 32% para 98%, em um parque de 15 mil máquinas, em menos de 30 dias.
De acordo com Pierre Sátiro, gestor de IT Operations do HSBC Bank Brasil. as localidades do HSBC que recebiam link de dados ficavam desatualizadas devido à criticidade do ambiente. "Não podíamos fazer uso do link, principalmente durante o dia, porque poderíamos causar lentidão nos aplicativos em decorrência do tráfego de dados. Tínhamos a necessidade de implantar uma solução que tivesse a inteligência de verificar o volume de dados necessários para atualizar as soluções de segurança e pudesse decidir o melhor horário para executar as tarefas, com base na velocidade do link de dados", esclarece Sátiro.
Entre os desafios, os principais foram comportamental e técnicos. O desafio comportamental foi em decorrência do rótulo criado ao longo do tempo acerca do processo de atualização da proteção. Já os desafios técnicos incluíam o ponto de equilíbrio na análise da quantidade de dados versus a velocidade do link para se decidir o melhor horário de executar as atualizações. "Caso essa decisão não estivesse bem calculada, poderia comprometer a eficiência desse novo conceito de aplicar inteligência à proteção", ressalta Sátiro.
Segundo Ricardo Ribas, especialista em Desktop Protection do HSBC Bank Brasil, atualmente a instituição financeira utiliza padrões de segurança internacionais. "O HSBC possui um contrato global com a McAfee, que inclui o suporte técnico McAfee Platinum. Essa modalidade de suporte nos permite maior segurança, aumento de produtividade e atendimento de especialistas de alto nível que proporcionam agilidade e dedicação 24×7", diz Ribas.
"Nas diversas situações em que solicitamos os serviços do suporte, sempre fomos atendidos rapidamente e de maneira eficaz. Em certas ocasiões, fomos atendidos fora do horário comercial para a resolução de incidentes. Nesses episódios, sempre tivemos todo o auxilio do suporte, desde o início do processo até a sua conclusão. Além disso, sempre que alguma ameaça global é identificada pela McAfee, o suporte técnico age com proatividade avisando-nos com antecedência, para que as devidas providências sejam tomadas", conclui Ribas.
O projeto de segurança da informação no HSBC inclui a adoção da solução de gerenciamento de segurança centralizado McAfee ePolicy Orchestrator (McAfee ePO), da suíte McAfee VirusScan Enterprise, das soluções McAfee Host Intrustion Prevention e McAfee Endpoint Encryption e McAfee Anti-Spyware e do appliance McAfee E-mail Gateway . Atualmente as soluções McAfee são utilizadas por 15 mil colaboradores do HSBC Bank Brasil.