A Crivo, fabricante brasileira de software de automação para análise de crédito e risco, encerrou 2007 com faturamento de R$ 7,2 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões foram relativos ao quarto trimestre. A empresa também terminou o ano com uma carteira de 80 grandes clientes, um crescimento de 33,3% na comparação com o exercício anterior.
A expectativa para o primeiro trimestre de 2008 é crescer 150% em relação ao mesmo período do ano passado e se aproximar de um faturamento de R$ 15 milhões.
?O cenário político-econômico para 2008 é tão promissor para a Crivo como no ano anterior. As medidas adotadas pelo governo tem incentivado o aumento da concessão de crédito no país. Além disso, novas regras e regulamentações pelos órgãos oficiais de cada setor exigem automação e controle do processo de concessão de crédito?, afirma Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo.
De acordo com o executivo, algumas previsões para economia brasileira neste ano devem favorecer os negócios da empresa. Entre elas, está a provável queda da taxa Selic para 11% ou 10,75%, o aumento da participação do crédito no PIB (Produto Interno Bruto) para mais de 37% e a expansão do crédito para pessoa física, principalmente em crédito pessoal, consignado e de veículos.
A Crivo atua nos segmentos de finanças, seguros, telecom, indústria e varejo, sendo que os três primeiros representaram quase 90% do faturamento total em 2007. Os bancos e financeiras avançaram de 31% para 45% e as empresas de telecom de 13% para 19% na comparação com o ano anterior. O setor de seguros respondeu por 26% da receita de R$ 7,2 milhões em 2007 e se consolidou como o mais representativo. Hoje, sete das dez maiores seguradoras do país são clientes da empresa.