As vendas mundiais de PCs totalizaram 271,2 milhões de unidades em 2007, um aumento de 13,4% em relação ao ano anterior. A indústria finalizou o quarto trimestre do ano com 75,9 milhões de unidades vendidas, 13,1% a mais que o mesmo período de 2006, de acordo com pesquisa divulgada pelo Gartner.
Segundo o levantamento, a região chamada de Emea, composta por Europa, Oriente Médio e África, continuou a ser o maior mercado consumidor de PCs em 2007, seguida pela região da Ásia-Pacífico. ?O ano de 2007 mostrou dois cenários distintos do mercado mundial PCs: forte crescimento em regiões emergentes, como a Ásia-Pacífico, e lento crescimento em mercados como os Estados Unidos?, disse Mikako Kitagawa, principal analista do Gartner para o mercado de computadores.
No ranking dos fabricantes, a HP, que em 2006 estava em um virtual empate com a Dell na primeira posição do mercado mundial de PCs, ampliou sua participação de mercado, respondendo por 18,2% do volume global de PCs vendidos em 2007. "A HP estabeleceu uma sólida posição como a número um no ranking em 2007, em decorrência principalmente das vendas robustos de laptops em todas as regiões", disse Mikako. "A empresa experimentou o maior crescimento entre os cinco maiores fornecedores no quarto trimestre de 2007, enquanto as suas vendas aumentaram 23,3% no trimestre."
Já a Dell, apesar de suas vendas terem crescido apenas 1,7% em 2007, devido em parte à reorganização da empresa, apresentou sinais de recuperação no final do ano, registrando crescimento durante dois trimestres consecutivos. As vendas mundiais da Dell no quarto trimestre cresceram 17%, enquanto a sua participação de mercado atingiu 14,5%. A estratégia de passar a comercializar seus computadores por meio de redes de varejo e canais possibilitou a expansão das vendas em vários mercados, incluindo os Estados Unidos e a Ásia-Pacífico.
No quarto trimestre, a Acer também alcançou sólidos resultados na venda de laptops, principalmente na região da EMEA e nos Estados Unidos. A aquisição da fabricante de computadores Gateway impulsionou as vendas da empresa. Do mesmo modo, a Lenovo ultrapassou o crescimento médio mundial. Não obstante a falta ou fraca presença no chamado mercado de consumo, a empresa chinesa mostrou um desempenho relativamente bom em vendas ao consumidor final durante o trimestre, tanto na região da EMEA quanto nos Estados Unidos.
A Apple foi outra que teve um bom trimestre, em especial no mercado americano. No ano, as vendas na região da EMEA alcançaram 92 milhões de computadores, um aumento de 14,7% na comparação com 2006. No quarto trimestre, as vendas somaram 28,8 milhões de unidades, um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O mercado de PCs nos EUA cresceu 5,3% em 2007, com um volume de vendas de 64,2 milhões de computadores, sendo que apenas no quarto trimestre foram vendidos 17 milhões de unidades, um aumento de 7,2% na comparação com o mesmo período de 2006.
Na Ásia-Pacífico, as vendas de PCs somaram 70,7 milhões de unidades, um aumento de 18,7% em relação a 2006. No quarto trimestre, foram entregues 18,6 milhões de unidades, um aumento de 18,3%. Os laptops continuaram a experimentar um forte crescimento, especialmente na Índia e no Vietnã, exibiram uma taxa de crescimento de três dígitos ao longo do exercício. No Japão, as vendas totalizaram 13,9 milhões de computadores, um aumento de 5,1% na comparação com 2006. No quarto trimestre, as vendas cresceram um pouco mais, para 6,1%.
Já na América Latina as vendas atingiram 24 milhões de unidades em 2007, um aumento de 8,9% em relação a 2006. No quarto trimestre, o aumento foi de 24,5%. A região continuou a liderar o mercado mundial PCs em crescimento.