Mercado mundial de PCs tem crescimento superior a 13% em 2007

0

As vendas mundiais de PCs totalizaram 271,2 milhões de unidades em 2007, um aumento de 13,4% em relação ao ano anterior. A indústria finalizou o quarto trimestre do ano com 75,9 milhões de unidades vendidas, 13,1% a mais que o mesmo período de 2006, de acordo com pesquisa divulgada pelo Gartner.

Segundo o levantamento, a região chamada de Emea, composta por Europa, Oriente Médio e África, continuou a ser o maior mercado consumidor de PCs em 2007, seguida pela região da Ásia-Pacífico. ?O ano de 2007 mostrou dois cenários distintos do mercado mundial PCs: forte crescimento em regiões emergentes, como a Ásia-Pacífico, e lento crescimento em mercados como os Estados Unidos?, disse Mikako Kitagawa, principal analista do Gartner para o mercado de computadores.

No ranking dos fabricantes, a HP, que em 2006 estava em um virtual empate com a Dell na primeira posição do mercado mundial de PCs, ampliou sua participação de mercado, respondendo por 18,2% do volume global de PCs vendidos em 2007. "A HP estabeleceu uma sólida posição como a número um no ranking em 2007, em decorrência principalmente das vendas robustos de laptops em todas as regiões", disse Mikako. "A empresa experimentou o maior crescimento entre os cinco maiores fornecedores no quarto trimestre de 2007, enquanto as suas vendas aumentaram 23,3% no trimestre."

Já a Dell, apesar de suas vendas terem crescido apenas 1,7% em 2007, devido em parte à reorganização da empresa, apresentou sinais de recuperação no final do ano, registrando crescimento durante dois trimestres consecutivos. As vendas mundiais da Dell no quarto trimestre cresceram 17%, enquanto a sua participação de mercado atingiu 14,5%. A estratégia de passar a comercializar seus computadores por meio de redes de varejo e canais possibilitou a expansão das vendas em vários mercados, incluindo os Estados Unidos e a Ásia-Pacífico.

No quarto trimestre, a Acer também alcançou sólidos resultados na venda de laptops, principalmente na região da EMEA e nos Estados Unidos. A aquisição da fabricante de computadores Gateway impulsionou as vendas da empresa. Do mesmo modo, a Lenovo ultrapassou o crescimento médio mundial. Não obstante a falta ou fraca presença no chamado mercado de consumo, a empresa chinesa mostrou um desempenho relativamente bom em vendas ao consumidor final durante o trimestre, tanto na região da EMEA quanto nos Estados Unidos.

A Apple foi outra que teve um bom trimestre, em especial no mercado americano. No ano, as vendas na região da EMEA alcançaram 92 milhões de computadores, um aumento de 14,7% na comparação com 2006. No quarto trimestre, as vendas somaram 28,8 milhões de unidades, um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O mercado de PCs nos EUA cresceu 5,3% em 2007, com um volume de vendas de 64,2 milhões de computadores, sendo que apenas no quarto trimestre foram vendidos 17 milhões de unidades, um aumento de 7,2% na comparação com o mesmo período de 2006.

Na Ásia-Pacífico, as vendas de PCs somaram 70,7 milhões de unidades, um aumento de 18,7% em relação a 2006. No quarto trimestre, foram entregues 18,6 milhões de unidades, um aumento de 18,3%. Os laptops continuaram a experimentar um forte crescimento, especialmente na Índia e no Vietnã, exibiram uma taxa de crescimento de três dígitos ao longo do exercício. No Japão, as vendas totalizaram 13,9 milhões de computadores, um aumento de 5,1% na comparação com 2006. No quarto trimestre, as vendas cresceram um pouco mais, para 6,1%.

Já na América Latina as vendas atingiram 24 milhões de unidades em 2007, um aumento de 8,9% em relação a 2006. No quarto trimestre, o aumento foi de 24,5%. A região continuou a liderar o mercado mundial PCs em crescimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.