O número de operadoras e fabricantes de celulares e de sistemas operacionais que abriu lojas on-line de aplicativos cresceu exponencialmente nos últimos tempos, de olho no mercado potencial de software para smartphones.
A aposta dessas empresas tem razão de ser: estudo do Gartner revela que neste ano os consumidores devem gastar aproximadamente US$ 6,2 bilhões na compra de aplicativos móveis em todo o mundo, enquanto que a receita com publicidade será de quase 600 milhões, totalizando US$ 6,77 bilhões. A cifra representa aumento de 59,7% em relação aos US$ 4,23 bilhões movimentados no ano passado. Em 2013, a projeção do Gartner é que esse segmento atinja US$ 29,5 bilhões.
A empresa de pesquisas avalia que neste ano os consumidores farão cerca de 4,5 bilhões de downloads de programas das lojas on-line de aplicativos móveis, número 79,1% maior que o registrado em 2009, quando foram realizados de 2,5 bilhões de downloads de aplicativos. Para 2013, o Gartner acredita que esse número saltará para 21,64 bilhões.
Ainda conforme a consultoria, grande parte dos aplicativos serão distribuídos sem custos para o cliente. Neste ano, oito de cada dez aplicativos baixados serão gratuitos, ou seja, 82% do total. Este número subirá para algo em torno de 87% em 2013, observa o Gartner.
O avanço cada vez mais acelerado das vendas de smartphones, atreladas ao fato das operadoras e fabricantes intensificarem suas estratégias de lojas on-line de aplicativos farão com que os consumidores experimentem com maior afinco essas soluções, aumentando o mercado.
- Expansão acelerada