O mercado de software de business analytics (BA) deve atingir US$ 33,9 bilhões neste ano, o que representará expansão de 8,2% em relação a 2011, de acordo com projeção da IDC. A estimativa da consultoria tem como base o desempenho do setor no ano passado, obtido nos 12 segmentos dentro da área de bussiness analytics, em 49 países.
Cinco segmentos de BA contribuíram para a obtenção de receita superior a US$ 1 bilhão no ano passado: análise e consulta ao usuário final, gestão de data warehouse, aplicações de perfomance financeira, gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e geração de data warehouse. Eles foram responsáveis por 73% do mercado de BA, com crescimento anual de 13,8%.
De acordo com a IDC, os Estados Unidos foram a região responsável pela maior demanda, com 44% de participação do mercado. O país deve continuar tendo um peso importante no crescimento da indústria do setor neste ano, projetado a 8,6%. As melhores oportunidades, entretanto, estão nas regiões da Ásia-Pacífico – com exceção do Japão –, leste e centro europeu, Oriente Médio, África e América Latina. Segundo a consultoria, essas regiões devem registrar "sólido crescimento de dois dígitos" neste ano, puxando a expansão do setor como um todo.
A pesquisa também ressaltou a liderança da Oracle, especialmente no primeiro semestre do ano passado, com 20% de participação global e expansão de 17,9%. As rivais SAP, IBM e Microsoft tiveram crescimento de dois dígitos e consolidaram a competitividade em BA – 14 empresas ultrapassaram US$ 100 milhões em receita apenas no primeiro semestre no ano passado.